domingo, 17 de março de 2013

Saúde Bucal

O que é Ortodontia?


 Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento dos defeitos de posição dos dentes e problemas faciais. 
  O termo técnico para estes problemas é má-oclusão, que significa uma relação ruim de contatos entre os dentes. 
Por que acontecem problemas dentais e faciais? 
A maioria das más-oclusões são hereditárias, mas algumas são adquiridas. Os problemas hereditários mais comuns são: 
1.  Apinhamento dentário: dentes tortos devido à falta de espaço. 
2. Diastemas: Espaços entre os dentes. 
3. Supra-numerários: Dentes a mais na arcada. Ou seja, mais que 32 dentes. 
4. Agenesias: Falta de dentes na arcada. Ou seja, dentes que não irão nascer por que não foram formados. 
  Os problemas adquiridos são causados na maioria das vezes pela sucção de dedo, chupeta, deglutição atípica, obstrução das vias aéreas superiores (adenóides, desvios de septos, hipertrofia dos cornetos, amígdalas com aumento de volume), traumas (acidentes), perda precoce de dentes decíduos ou permanentes. 
Importância do Tratamento Ortodôntico 
  Dentes mal posicionados ou dentes que não se encaixam podem facilitar o aparecimento de cáries e doenças periodontais (perda de osso em volta dos dentes) e a perda dentária, devido a dificuldade de higienização. 
  Dentes mal posicionados causam uma sobrecarga nos músculos da mastigação, o que pode causar dores de cabeça, dores na região dos ombros, costas, pescoço e ouvido. Além de prejudicar a auto-estima. 
  Dificuldades da fala, mastigação e respiração, ou mesmo alguns tipos de dores de cabeça reincidentes são exemplos de casos em que a Ortodontia pode atuar, melhorando a qualidade de vida.
Em que idade deve ser realizada a primeira consulta ao Ortodontista? 
Não existe idade mínima. A partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. 
A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nesta idade, é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar dedo ou chupeta, interposição da língua (fala projetando a língua para fora ou no meio dos dentes durante a deglutição).
A Ortodontia pode tratar pacientes adultos? 
  Sim. Não existe idade máxima. “Até pouco tempo atrás, tratar pacientes adultos poderia ser considerado inviável, desnecessário e muitas vezes impossível. Era considerado privilégio de crianças e adolescentes. 
Não apenas a Ortodontia evoluiu, mas a Odontologia como um todo. Com os avanços na bioengenharia, o aprimoramento das técnicas e o surgimento de novas tecnologias fizeram com que o tratamento em adultos passasse a ser considerado não apenas possível, mas em mui-tos casos extremamente benéfico do ponto de vista de saúde geral e da auto-estima”. O processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade. 
Atualmente a procura dos pacientes adultos pelo tratamento ortodôntico tem aumentado significativamente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário