quarta-feira, 27 de março de 2013

Ivani Izidoro


A criação de Eva


Conta a lenda judaica:
Adão vivia muito só e vendo sua tristeza, Deus resolveu criar uma verdadeira companheira a partir de uma de suas costelas, pois “apenas quando semelhante é unido a semelhante a união é indissolúvel”.
A escolha da costela foi explicada por Deus enquanto criava Eva :
– Não farei a mulher a partir da cabeça do homem, para que não ande de cabeça empinada em orgulho e arrogância. Não farei a partir dos olhos para estes não serem motivo de cobiça. Não será a partir do ouvido para evitar a escuta de coisas desnecessárias; não a partir da boca, para evitar a tagarelice; não a partir do coração, para não ser inclinada à inveja; não a partir da mão, para não ser intrometida. Irei formá-la a partir da costela, a parte mais casta! Retirada do homem nem de cima, nem de baixo, será uma verdadeira companheira de igual valor! Quando juntos, homem e mulher, reunirão todas as possibilidades do bom e divino!
E, a cada membro formado, Deus ia dizendo:
– Seja abençoada! Seja abençoada!
Prevendo a força interior necessária na maternidade humana, criou Eva com uma constituição física muito mais complicada, programando sua inteligência para amadurecer mais cedo em comparação a inteligência do homem.
Assim Deus quis: Homem e mulher: semelhantes e diferentes para serem complementos necessários um do outro.
 Depois de terminada a criação da mulher, Deus também vestiu, adornou  Eva como noiva (de onde vem o costume dos vestidos de noiva) e quando Adão viu pela primeira vez sua companheira, exclamou:
– Esta é aquela que leva o meu coração a palpitar!
 Deus, diante da felicidade dos dois, chamou os anjos e ordenou:
- Venham, façamos festa de amizade por Adão e sua companheira, pois o mundo está fundamentado em serviços de cordialidade e esses são mais agradáveis aos meus olhos do que os sacrifícios que Israel irá oferecer sobre o altar.
Os anjos cercaram os noivos, dançaram, tocaram instrumentos musicais dentro das dez câmaras matrimoniais feitas de ouro, pérolas e pedras preciosas. E assim, em festa, Deus proferiu as bênçãos sobre o casal, realizando o primeiro  casamento a ser celebrado com pompa jamais repetida no curso de toda história!


Verdade ou não verdade? É simples e tudo - lenda!

 CURIOSIDADE

A explicação dada para algumas diferenças, tem no fato do homem ter sido criado a partir da terra e a mulher do osso da costela, por isso: 

A voz da mulher é estridente, aguda e a do homem grossa, grave. Para comprovar basta colocar o osso e terra soltos em panelas diferentes  
- o som da panela com osso será agudo e o com o punhado de terra apresentará som grave.
A mulher quando começa falar repete muitas vezes a mesma coisa, assim como  som do osso ecoa muito mais longe diferente do som da terra sem eco.
O homem é fácil de aplacar, a mulher não: umas poucas gotas d’água bastam para amolecer um torrão de terra, e o osso permanece duro, mesmo que mergulhado em água por dias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário