quarta-feira, 13 de março de 2013

Ivani Izidoro

Ano Novo






Vivi a terceira profecia que falhou: o mundo não acabou!

Sou sobrevivente!
Passei por 3 fins do mundo em menos de 30 anos!
1ª - Na passagem do cometa Halley. (1986)
2º - Na virada do século pelas profecias de Nostradamus. (1999/2000)
3º - Em 21 de dezembro de 2012 pelo calendário Maia.
Se, o fim do mundo não aconteceu, o final do ano para muitos também  não!
 O ano não acaba para os que vivem pelas preocupações, pelos erros que se repetem, pelo olhar que envelhece e das mágoas  do ano que  foi embora.
Pensando o que é ano novo,  fui atrás de conceitos e descobri algumas curiosidades sobre a contagem de tempo: o ano calendário é medido em  meses, a  partir do 1º dia do período designado janeiro;  o ano-luz é medido em quilômetros a partir da velocidade da luz no período de 365 dias e o nosso tempo de existência é contado em anos a partir da data de nosso aniversário.
Com direito a minha interpretação, constatei que a contagem do tempo é uma questão do ponto de partida e ter um ano novo, só nosso, é um ato pessoal de vontade.
Sendo assim, viver um ano novo, não depende  do 1º de janeiro  ou aniversário, reside em uma certeza: para ser ano novo precisa ser feito por coragem, decisões e atitudes inéditas de querer ser e não do querer ter.
É preciso ser ano novo e não ter ano novo.
Ser ano novo é olhar o cotidiano como se fosse novidade,  amar nossos amores como paixões recém des-cobertas,  viver no  vazio de pré-julgamentos. É viver presente no presente, considerando os erros passados como passos para os acertos presentes e futuros.
Detalhe óbvio: Ano passado, verdadeiramente é passado, já passou!
  Ano novo só começa quando somos capazes de viver cada dia como se fosse o primeiro a ser vivido e como se fosse o último a ser sentido e quando apesar das profecias somos capazes de acreditar que neste mundo somos estrangeiros com missão de ser ano-luz .
  Ano  novo assim, não é utopia é possibilidade de amar e como diz o maravilhoso poeta Carlos Drummond de Andrade:
...Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.  É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

Ivaniizidoro@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário