domingo, 16 de setembro de 2012

Bicho de Estimação

A importância do Banho e Tosa

  Animais de estimação criados dentro ou até mesmo fora de casa e com contato muito próximo do dono, devem ter os mesmos cuidados de saúde que o homem, para juntos desfrutarem da boa companhia, saudáveis. Daí a importância do banho, não só como hábito de higiene, mas também como prevenção de moléstias que poderiam acometer a família.
  O cão realmente precisa da ajuda de seu dono para manter-se limpo. É recomendável que os banhos comecem a partir do 45° dia de vida, mas esse primeiro banho normalmente é dado pelo próprio dono em casa devido ao cão não ter todas as vacinas que o possibilite de ter contato com outros animais ou ambientes que possam ter doenças transmissíveis.
  Alguns donos não acham necessário levar seu cão constantemente num Pet Shop, por questões diversas. Esse procedimento não está certo. Os profissionais de Estética Canina sabem quais produtos são os melhores e mais eficientes, como shampoos especiais, escovas, pentes, produtos para limpeza dos ouvidos e principalmente utilizar as procedências corretas como a secagem do pêlo, parte do banho que evita problemas de fungos e bactérias, pois o animal úmido pode trazer muitos problemas de saúde.
  Mesmo com a dedicação do dono, principalmente se seu cão é de porte, o resultado será melhor se executado por um profissional qualificado para este tipo de serviço. O Poodle, por exemplo, precisa se acostumar com o Tosador, para que o profissional consiga um resultado rápido e com qualidade. Essa raça, normalmente tem dificuldades para se adaptar com a tosa na parte das patas.
  Tosar um cão é um ritual que também requer cuidados especiais e acompanhamento regular do dono. Raças como Poodle, Schnauzer, Shitzu, Lhasa Apso e Cocker, entre outros, precisam ser tosados a cada 45 dias no máximo. Após esse período, a pelagem começa a ficar disforme e fraca. Como em algumas raças o pêlo nunca pára de crescer, a tosa deve ser feita com freqüência. Assim, além do cão ficar mais bonito, terá uma pelagem mais saudável e a higiene estará mantida. Ao mesmo tempo deve se escovar o animal freqüentemente para retirada de pêlos mortos e poeira e verificar a presença de pulgas e carrapatos. Raças de pelagem longa precisam da primeira tosa entre o terceiro e quarto mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário