domingo, 5 de maio de 2013

Saúde Bucal


O que é Disfunção da 

ArticulaçãoTemporomandibular 

( ou Disfunção da ATM )?




















  Significa, além de problemas que afetam direta-mente a articulação (como Dor na ATM, estalos, crepitações, subluxação, luxação, nas Articulações Temporomandibulares) como também, uma série de outros sintomas relacionados aos músculos e ligamentos, originados pela relação da maxila em relação a mandíbula, sendo os dentes, uma das causas principais, dessa desarmonia (não  estamos falando de um sorriso bonito, com os dentes perfeitamente alinhados, mas sim a sua funcionalidade, seu equilíbrio correto, entre os dentes superiores e inferiores, garantindo assim, o equilíbrio de outros componentes da face, como os músculos, articulações e ligamentos).

Os problemas da ATM, podem gerar diversos outros sintomas, como dor reflexa no ouvido, olhos, dores nos ombros, braços, pescoço, músculos peitorais, dores de cabeça, enjôos, sensações de sufocamento, fotofobias, tonturas, entre outros sintomas. Por isso, é importante o conhecimento desses problemas, que podem ser gerados pela disfunção da ATM.
  Muitos desses sintomas fazem com que o paciente, deixe de ir ao trabalho ou a escola, prejudicando os afazeres do dia a dia, podendo intensificar o estress, a irritabilidade e os problemas emocionais.
E além das causas já descritas, ainda podemos citar: próteses totais (dentaduras), próteses parciais (Ponte móvel), próteses fixas mal adaptadas.
  Tratamento das Disfunções da ATM:
  É recomendado como tratamento inicial, a colocação de um aparelho móvel, feito de material rígido (placa reposicionadora de mandíbula) além de tratamento fisioterápicos e orientações, visando aliviar rapidamente a dor e relaxar a musculatura facial fazendo, com isso, que haja um posicionamento adequado dos músculos, ligamentos e das articulações temporo mandibulares, afim que possamos ter uma visão do tipo de tratamento definitivo e específico para cada caso ( como próteses, desgastes seletivos ou ortodontia, por exemplo).
 Esses aparelhos móveis, visam localizar a posição de equilíbrio dos dentes, músculos, ligamentos e articulações mandibulares (chamada de posição de conforto), promovendo, com isso, a redução das dores e sintomas do paciente, melhorando assim, a sua qualidade de vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário