domingo, 5 de maio de 2013

Ivani Izidoro


Porque a lebre pula e não anda


Há muito tempo, tempo em que o mundo nem sabia que era mundo, conta a lenda africana que o rei dos animais era o elefante.
  O elefante reinou com sabedoria, bom coração, gentileza e foi um tempo de paz e harmonia entre todos os animais.
 Certo dia, ele chamou todos os animais: andantes, rastejantes, voantes, nadantes, os com pelos, plumas, escamas e também os de nada sobre o corpo e disse:
 - Todos devemos parar com a caça, não é algo bom! Por causa dela, animais vivem aterrorizados e são obrigados a se esconderem. Isto não é normal. Devemos parar com isso e viver em paz!
Alguns animais protestaram:
 - Sem caçar?! O que faremos para comer?
 - Faremos como os humanos. Cada um de nós terá a sua plantação e ali cultivará o que mais gostar.
 Como o elefante era muito bom com as palavras convenceu a todos e o macaco, um dos primeiros a achar a idéia ótima, já planejava  cultivar um bananal.
 Existia um problema: como dividir as terras entre eles?
 A solução do rei elefante: cada animal deveria medir seu campo contando dez passos com as próprias pernas.
 O rei foi o primeiro, com os seus passos demarcou um campo bem grande e foi seguido pelos outros animais.
 Conta Mamadou Diallo: antes da lebre foi a ratinha. A lebre quando viu o campo pequenininho proporcional aos passos de sua antecessora ficou indignada e na sua vez, em vez de andar, pulou 10 vezes.
 Os animais, principalmente aqueles do mesmo tamanho da lebre, vieram tomar satisfação:
 - Por acaso é assim que a senhora anda?
 - É claro que sim!
Como ninguém nunca tinha prestado atenção no jeito de andar da lebre, não puderam contestar e o que restou foi ameaçá-la:
 - Está bem, então assuma seu campo! Mas preste atenção, dona Lebre: se alguém vir a senhora andando de outro jeito, vamos cortar as suas orelhas !
 Como falar de paz em terra de carnívoros é utopia, o elefante foi substituído pelo leão. Ficou somente a noção de território (por isso os animais ficam agressivos quando é invadido seu espaço) A lebre até hoje, pula com medo de perder as suas orelhas e só anda com as pernas encolhidinha para que ninguém veja.

Verdade ou não verdade?
 É lenda.









Nenhum comentário:

Postar um comentário