quarta-feira, 9 de maio de 2012

Saúde Bucal



Cárie


  


O que é: A cárie é uma doença infecciosa e transmissível, que pode ser adquirida na primeira infância, sendo a causa mais comum da dor de dente. Os restos alimentares, principalmente os açúcares, que permanecem em contato com os dentes, são utilizados pelas bactérias presentes na boca, originando ácidos responsáveis pela destruição dental.
  Consequências:
  - Dor, edema (inchaço), mau hálito e alteração da oclusão (encaixe dos dentes);
  - Perda da forma (estética) e função (mastigação);
  - Necrose pulpar (mortificação) e a consequente necessidade de realização de tratamento de canal, havendo a possibilidade de formação local de pus, que pode disseminar-se para outras partes do organismo. Além disso, pode haver necessidade de extração dental.
  


Como prevenir:
  - Manter a higiene bucal através da escovação, uso do fio dental e flúor;
  - Reduzir a ingestão de açúcares, inclusive nas mamadeiras, principalmente antes de dormir e entre as principais refeições;
  - Visitar o cirurgião-dentista periodicamente;
  - Procurar orientação do cirurgião-dentista em casos de diminuição do fluxo salivar, decorrente de doenças e tratamentos médicos específicos. Ex.: uso de antidepressivos, diabetes, medicamentos usados no tratamento do vírus HIV, entre outros;
  - Não compartilhar copos, talheres, escovas dentais e outros objetos de uso pessoal com bebês e crianças. Não resfriar o alimento da criança através do sopro de não beijar o bebê ou a criança na boca, pois as bactérias causadoras da cárie também estão presentes na saliva.


Drª Vera Tenguan
CROSP 42.020


Nenhum comentário:

Postar um comentário