quarta-feira, 9 de maio de 2012

Rita Elisa Seda



Parábolas para Yasmim


















Folha
  Certa mulher estava rastelando o jardim durante toda a tarde. Como é normal da natureza durante o outono as folhas caem. Essa mulher tinha o cuidado de rastelar somente os lugares certos, sem tirar todas as folhas, pois sabia que as folhas seriam adubo na estação do inverno. 
   Depois de feito o serviço, colocou o rastelo ao lado da porta do cômodo onde deixava guardadas as ferramentas. 
Mais tarde foi recolher o rastelo para colocá-lo no lugar certo. Foi quando viu uma folha presa no pau /coluna ao lado da porta. Olhou melhor e ficou surpresa ao perceber que não era uma folha e, sim, uma mariposa que se camuflou, ficando igualzinho a uma folha, para que dessa forma passasse despercebida para os bichos (especialmente as galinhas).
  Yasmin, certas vezes precisamos ficar de olhos atentos para ver as coisas como verdadeiramente elas são; pois existem coisas camufladas, que parecem uma coisa, mas são outras.

Silêncio
  Certa mulher e certo homem foram colocar algumas placas no caminho para uma capela, no alto de um morro. Eram várias placas com apenas uma palavra escrita em cada uma delas: paz; amor; saúde; oração; louvor; fé; penitência e silêncio. 
   Todas foram sendo pregadas em tocos de árvores mortas, em mourões de cerca. Ao chegar à última, lá em cima do morro, pregando a placa SILENCIO, a madeira rachou em uma das bordas da placa.
  O homem disse que precisavam tirar a placa e fazer outra. A mulher pediu para deixar como estava, porque era uma lição. Ali, no alto do morro, lugar sagrado, de oração, era preciso o silêncio, sim. Mas, todas as vezes que ela ia lá orar... o silêncio era quebrado pelo canto dos pássaros, pelo mugido de uma vaca, pelo latido de um cão.  Era o canto das criaturas dizendo amém e louvando a Deus.
  Yasmin, o silêncio que precisamos em uma oração não vem de fora, ele mora dentro de nós. Nada adianta orarmos em um lugar totalmente silencioso e com nosso coração borbulhando de preocupações.


Casqueiro de árvore


Certo homem para educar seu filho o levou até  uma frondosa quaresmeira. Chamou a atenção do filho para a casca da árvore que estava rompendo-se toda.  Mandou que o filho ficasse o dia inteiro olhando o casqueiro da árvore e, depois, conversariam.
  Assim foi feito. No fim da tarde, pai e filho sentaram-se no banco em frente à porta da cozinha.
  O filho contou que viu que o casqueiro da árvore estava se soltando do tronco; viu que algumas pontas do casqueiro já  estavam em decomposição no chão.  Ficou ali o dia todo, mas não viu o que queria ver, o casqueiro desgrudar de vez e cair.
  O pai disse para o filho que era assim mesmo, durante vários dias, até mesmo meses, a casca vai se soltando devagarzinho, sem barulho. Os fragmentos da casca que já caíram viram adubo, isso ajuda no crescimento do cerne da árvore.  De tempos em tempos a árvore passa por esse processo de crescimento.
   Yasmin, dessa forma também é o perdão, quando vem de dentro para fora, do coração, rompe-se a casca do desamor, da brutalidade, para dar mais vida a quem perdoou, só assim a pessoa cresce em paz. O perdão não é uma vez só, ao sentir a casca pesada, sem espaço para crescer, deve-se romper esse lacre, soltar-se, como fazem as árvores de tempos em tempo, dessa maneira crescem rumo ao céu.




Rita Elisa Seda
www.palavrasdeseda.blogspot.com

3 comentários:

  1. RITELISA, MINHA AMIGA, QUE BELEZA DE NARRATIVA! FICO ENCANTADA!!! FASCINANTE!!! EXTRAORDINÁRIO!!! VOCÊ CONSEGUE NOS TRANSMITIR ATRAVÉS DESTE TIPO DE TEXTO, UMA RIQUEZA MUITO GRANDE, SABEDORIA, ENSINAMENTOS...COMPARAR A VIDA COMO ELA É COM A FICÇÃO, É LINDO DEMAIS!!!GRANDE CARISMA! SUA ESCRITA É CAPAZ, TEM O PODER DE PENETRAR EM NOSSOS CORAÇÕES, EM NOSSAS ALMAS, COM TAMANHO PODER.
    ESTE GÊNERO LITERÁRIO MUITO ME ENCANTA, ASSIM COMO TAMBÉM AS FÁBULAS. VOCÊ CONSEGUE, COM SENSIBILIDADE, FACILIDADE, TRANSMITIR COISAS BOAS.NOS FAZ REFLETIR E TRAZER PARA NOSSO DIA A DIA, PARA A NOSSA VIDA, EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS.
    SÓ UMA PESSOA QUE TEM DEUS NO CORAÇÃO, QUE AMA A VIDA, É CAPAZ DE ANALISÁ-LA, COM UM OLHAR HUMANO, E CHEIO DE EMOÇÃO, SENTIMENTOS, É CAPAZ DE ESCREVER DESTA FORMA. ESTE GÊNERO LITERÁRIO ME LEMBRA MUITO OS ENSINAMENTOS DE JESUS....FICO EM CASA....ME SINTO EM CASA....É COMO SE DEUS ESTIVESSE, USANDO DO SEU TALENTO PARA ENSINAR ALGO PARA SEUS LEITORES. QUE PRIVILÉGIO É O NOSSO!!! PARABÉNS MINHA QUERIDA AMIGA-IRMÃ!!!
    CONTINUE NOS PRESENTEANDO COM SUAS BELÍSSIMAS PARÁBOLAS...MUITO TEM A NOS ENSINAR!!!

    BEIJOS...

    SUA SEMPRE AMIGA-IRMÃ...

    SILVINHA

    ResponderExcluir
  2. Silvinha, você é ótima! Amiga/irmã que Deus colocou em minha vida como fonte de alegria e amizade. Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  3. É VERDADE, RITELISA!!! DEUS É BOM DEMAIS PARA CONOSCO!!! NOS PRESENTEOU: UMA; COM A AMIZADE DA OUTRA. QUE BÊNÇÃO SER SUA AMIGA-IRMÃ!!!SINTO-ME PRIVILEGIADÍSSIMA!!!

    ResponderExcluir