domingo, 14 de outubro de 2012

Saúde Bucal

Orientações de Saúde Bucal

Alimentação Saudável

  Os hábitos alimentares são adquiridos a partir dos primeiros dias de vida do bebê. Iniciam-se com o aleitamento materno, que deve ser preferencialmente até os 6 meses de vida, e que é importante para o desenvolvimento ósseo e muscular.
  Após a erupção dos primeiros dentes, os alimentos sólidos são importantes para o exercício da mastigação. Assim que possível, deve-se restringir o uso da mamadeira, substituindo-se pela alimentação sólida.
  A dieta deve ser equilibrada com frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leite, cereais, entre outros. Alguns alimentos como o peixe, podem favorecer a cicatrização além de evitar processos inflamatórios. Deve haver monitoramento dos horários das refeições, evitando-se, principalmente, alimentos açucarados e ácidos (limão, vinagre. etc) entre elas, pois os mesmos diminuem o pH do meio bucal (tornam o meio bucal mais ácido). Consequentemente, os dentes ficam mais vulneráveis à doença cárie. A erosão ácida provoca a quebra do esmalte, formando uma cavidade, desencadeando sensibilidade nos dentes. Para previní-la não devemos ingerir ácidos com freqüência. Os alimentos açucarados pegajosos e/ou sólidos (balas de goma, biscoitos recheados, caramelos. etc) podem causar mais lesões cariosas que os líquidos (refrigerantes, suco adoçado). Quanto maior a frequência de ingestão destes alimentos e quanto mais próximo do horário de dormir, maior o risco de formação das lesões cariosas. Portanto, logo após o consumo de doces e alimentos ácidos, é necessário a escovação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário