quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Rita Elisa

Parábolas para Yasmin

Ermitão


Certo homem foi visitar um amigo ermitão que morava no meio da mata, bem no centro de uma área onde ninguém passava, ninguém visitava, ninguém caçava, enfim, onde ninguém ia. Chegando lá encontrou o ermitão dormindo fora de casa. Era uma casa simples, de pau a pique, mas tinha porta, janelas e uma área na frente. Foi nessa área que o ermitão estava dormindo. Acordou o amigo e pediu para ele ir dormir dentro da casa. Que era dia, mas se ele queria mesmo dormir, devia ser pelo menos... na cama. O ermitão disse que há mais de uma semana não dormia dentro da casa porque havia uma cascavel embaixo da cama.  O certo homem sabia que de vez em quando aquele ermitão tinha momentos de falta de lucidez (por causa dos meses e meses que ficava na solidão da floresta) resolveu ajudar o amigo. Foi até o quarto e para provar que não havia cobra ali levantou o colchão. Foi quando uma enorme cascavel chacoalhou o guizo mostrando que ali era sua morada. O ermitão sorriu.  O certo homem matou a cascavel e deixou o amigo em segurança para dormir em paz.

  Yasmin, têm certas pessoas que por mais loucas que sejam ainda falam a verdade.


Passarinho

Certo homem fez um cochinho bem em frente à casa, perto do pomar, só para ficar olhando os passarinhos comerem a quirera de milho que ele cuidadosamente deixou ali. Ficou o dia todo aguardando seus amigos pássaros. Às vezes ele ficava sondando pela janela achando que os pássaros não iam ao cochinho porque o homem estava por perto. Os dias foram passando e a quirera ficou como no primeiro dia.  Os pássaros gorjeavam, voavam por cima das árvores, pulavam de galho em galho, mas não se davam ao luxo de ficar no cochinho. Até que o homem entendeu que existiam muitas frutas naquele pomar e os pássaros se alimentavam de bananas maduras, goiabas brancas, caquis vermelhinhos e abacates amarelinhos. Assim, os  passarinhos saciavam a fome. Desde então, somente no tempo da seca, quando não há muitas frutas é que o homem coloca quireras para os pássaros.
  Yasmin, tratar bem só para nossa conveniência não é certo. Deixar que as coisas acontecessem da maneira normal é que faz a diferença, não somos donos do mundo, estamos aqui de passagem para apreciar as belezas da natureza, contemplando a maneira natural delas serem.


Rita Elisa
www.palavrasdeseda.blogspot.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário