quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ivani Izidoro

ADOTE UM VOCÊ TAMBÉM!



  Em vésperas de dia do professor, descobri que não sirvo mais para ser professora ...
 As exigências para a profissão da educação são outras. O professor não pode ser só educador, precisa manter a ilusão que a escola pode ser mãe, pai, psicóloga, médica ou seja, ser sozinha a salvação da sociedade.
  Hoje, somos chamados despreparados pelos segmentos da sociedade. Concordo plenamente: nenhum professor, nenhum profissional está preparado para ser constantemente coagido a deixar seus direitos de segurança e respeito para continuar trabalhando.
  Longe do pieguismo de ser uma profissão de sacerdócio, a prática docente sempre me mostrou que só posso profissionalmente exercer a docência se for HUMANA.
  E toda convivência só pode ser humana, se for permeada por valores recíprocos de: amor, paz, verdade, ação correta e não violência.
  Na escola, estes valores viraram assuntos e direitos só de minorias (detalhe: o professor não está incluído). Bullying, preconceitos, inclusão, saúde viraram matéria obrigatória, até fazer coleta de fezes e levar para fazer exames de sangue virou função da escola.
  Triste realidade brasileira de todo o nosso país: nossos políticos CRIATIVOS (que nunca entraram em uma sala de aula), estão sempre inventando e mandando distribuir apostilas milagrosas de “solução certa” dos problemas sociais, gastando fortunas dos cofres públicos e pior: sendo aplaudidos.
  Vivemos o radicalismo, perdeu-se o bom senso!
  A intervenção educativa é crime passível de punição ao professor, pois virou modismo considerar que aluno com falta de educação tem hiperatividade e sem limites com certeza é vítima de síndrome. Um colega falar ao outro a sua opinião: bullying. Nota baixa, traumatiza. Nota alta: CDF excluído. Professor chamar atenção de um aluno em sala é humilhação, ser xingado, ameaçado é falta de competência. Filho quebrou, bateu, o pai apoia e ainda diz: Chama o conselho Tutelar! E, vamos indo...
  Em uma sociedade em que não é bom ser bom, reforçamos na escola essa realidade, permitindo que 33 alunos sejam obrigados a agüentar 5 que batem, destroem, ameaçam e porquê? Coitados – tem problemas.
  Lembro da fala de Machado de Assis: “a existência de uma lei não muda as pessoas!” Por isso, o Estatuto do Menor e do Adolescente é um grande avanço no legislativo e um fracasso na prática. Esqueceram que todo direito está atrelado a um dever: o direito de cada um anda junto com o do outro e não depois do outro.
 Nós, professores, não estamos despreparados, estamos carentes! Somos profissionais abandonados e precisamos de proteção.
 Faço um apelo: ADOTE UM PROFESSOR! Só queremos para nós, o que tentamos ensinar e queremos para nossos alunos: direitos iguais quando a diferença prejudica e diferentes quando a igualdade desumaniza!
 A retomada do bom senso e do afeto podem ser um bom começo...
 Esqueci!
 Não podemos ter afeto (esta palavra está sendo abolida de nossas salas de aula), a escola é laica, somos laicos!
 A lei tirou das escolas a maior presença de afeto que existe - Deus!


Ivani Izidoro
vani Izidoro@hotmail.com       

Nenhum comentário:

Postar um comentário