sábado, 16 de julho de 2011

Meio Ambiente - Ivani Izidoro

O RATOZILA DO POUSADA DO VALE

O conhecimento sobre qualquer assunto é resultado da semente da curiosidade humana.

  Mas, a curiosidade é uma criança arteira que teima em nos surpreender mesmo quando achamos que já sabemos de tudo e se mostra em pequenas cenas de grandes ou pequenos espaços. Ela nos desafia a rever a nossos saberes e “ achismos”.
   E, foi assim: Dias atrás meu filho de 16 anos perguntou como era uma capivara dentro do carro no retorno de uma viagem. Espanto! Difícil explicar, parece com o que??
   No dia seguinte, o assunto re-nasceu: voltando de uma ida a Pousado do Vale, bairro rural e não rural de São José, não é que no meio de um lago aparece a capivara.
   Meu marido parou o carro e ficamos a observar: Cara de capivara, corpo de capivara – capivara! Já íamos buscar o filho quando um detalhe chamou a minha atenção .
   - Um rabo. Rabo?? Capivara tem rabo ???
   Meu marido já foi dizendo :
   - Claro que não, professora! Onde já se viu capivara de rabo !
   Deve ser a patinha . Não recuei, eu tinha visto um rabo! Foi mais uma hora de olhar investigativo naquele lago maravilhoso!
   Descobrimos garças, peixes, patos selvagens, vegetações interessantes e então, 1,2,3,4 capivaras começaram a aparecer no meio da água...
   Pequenos, mas capivara e rabo... Olha, o rabo! Viu ??
   Gostoso sabor de vitória: A capivara tinha mesmo rabo!
   Voltamos levantando hipóteses: uma capivara mutante??? Um mutante rato gigante!
   Em um lago tão lindo, mas todo poluído, poderia ser mesmo um rato mutante.
   Como o Godzila, seria o Ratozila do Pousada do Vale!
   E por incrível que pareça: a internet não trouxe a certeza: cara de capivara, com o rabo de rato???
   E não é que tem rato gigante na China?!
   Sem nenhuma certeza, levei o assunto aos meus alunos do jornal mural da escola. Eles sabiam muito e juntos socializamos conhecimentos populares e científicos.
   Sem ainda definir , continuamos na tarefa de saber mais , descobrir é a “cosquinha” que a curiosidade deste animal fantástico nos deixou.
   Única certeza: por favor, preservem o lugar - é direito deles viverem lá !
   Vivem tranqüilos sem perturbar ninguém e sendo Capivara, ratozila, Capirato ou Ratovara são lindos lá , agora para pensar : ter um ratinho desses debaixo da nossa cama no mínimo seria filme de terror!

NOTA:

   Já faz um ano que escrevi este texto e é maravilhoso como a palavra pode ser mastigada, saboreada por muitos e alimentar mudanças na nossa alma.
   Hoje, alunos da EMEF Prof. Geraldo de Almeida, Creche Pousada do Vale, SAB do Pousada e muitos da comunidade, estamos unidos em uma causa: a revitalização do lago ( já foi rio ) do Pousada do Vale, casa do nosso grande roedor, nosso mascote. o CAXINGUI ! Roedor, mas não rato !
   Descobrimos que o ratão do banhado é um CASTOR BRASILEIRO. Existe no mundo: o castor americano, o castor canadense e o nosso : um das 3 espécies que não foi extinta no Brasil .
   Fiquei muito triste outro dia, quando D. Tereza, artesã natureza, me contou que viu um homem ensinando cachorro a caçar o nosso mas-cote no lago. Que pena! Ainda existem ignorantes que desconhecem o valor da vida!
   Alerta: quem ensina a morder bicho, ensina a morder gente!
  Por conta dessas pessoas e do direito a vida, que temos que AGIR – MUDAR O MUNDO !
  O mundo planeta pode até parecer grande, mas quando mudamos o mundo de pertinho, o do nosso quintal, fazemos a diferença no mundo inteiro. Aprender a conviver com gente, árvore e bicho, são ações que fazem o mundo mudar para melhor! E, Junho, mês do meio ambiente, já é boa desculpa para começar a MUDAR O MUNDO!
E não é ??!

ivaniizidoro@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário