quinta-feira, 13 de junho de 2013

Saúde Bucal


MUCOSITE ORAL

O que é?
  Uma das complicações bucais mais comuns do tratamento oncológico é a Mucosite Oral, que pode levar a desconforto oral severo, ocasionando diminuição da qualidade de vida devido à dor, distúrbios funcionais (como o comprometimento da mastigação, da deglutição e da fonação), distúrbios do sono e à dificuldade de higienização, à dificuldade de se alimentar corretamente podendo levar à interrupção do tratamento quimio/radioterápico.  A Mucosite Oral aumenta o risco de infecções  locais e sistêmicas, pois pode levar à formação de feridas na cavidade oral que se tornam porta de entrada para bactérias, podendo comprometer o estado geral do paciente.
Outras Complicações Bucais dos Pacientes Oncológicos
  Os pacientes submetidos à quimioterapia e/ou radioterapia podem apresentar além da Mucosite Oral, importantes complicações bucais, como: xerostomia (boa seca), aftas, infecções oportunistas, aumento do índice de cárie, alteração ou perda do paladar, trismo e osteorradionecrose.
Assim,  para que essas alterações possam ser diagnostica-das precocemente e tomadas as devidas medidas terapêuticas, o acompanhamento desses pacientes deve ser feito pelo Cirurgião-Dentista especializado.
Como o Cirurgião-Dentista Pode Ajudar?
  Os pacientes são submetidos à avaliação clínica e radiográfica pré-químio/radioterapia onde é realizado o diagnóstico das alterações bucais, seguido de orientação quanto ao tratamento odontológico necessário para a remoção dos focos infecciosos. A adequação bucal compreende: remoção e controle da placa bacteriana dental, remoção de cáries dentárias, remoção cirúrgica de focos infecciosos crônicos ou agudos, raspagem e alisamento coronoradicular, remoção de agentes traumáticos como dentes fraturados ou restaurações mal adaptadas e aparelhos ortodônticos, tratamento das lesões bucais e orientação sobre higiene bucal, alimentação e medicação.

Como Evitar Problemas 
Bucais Durante o 
Tratamento Oncológico

  O ideal é que haja uma consulta odontológica pré-tratamento médico, que tem como objetivo avaliar a presença de focos de infecção local e o protocolo de tratamento proposto pela equipe médica e, desta forma, definir o tratamento odontológico mais adequado para cada paciente.
Atualmente, a odontologia conta com um recurso voltado para a prevenção e tratamento da Mucosite Bucal, é a chamada laserterapia.
  Esta modalidade consiste em aplicações de laser na mucosa bucal, inibindo rapidamente, a dor e estimulando a cicatrização. Hoje em dia, sabe-se que uma Mucosite que levaria até 21 dias para cicatrizar completamente, quando tratada com laserterapia pode se resolver em 7 a 10 dias.

Sintomas:

Eritema;
Ulceração;
Hemorragia;
Edema acompanhada de dor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário