segunda-feira, 15 de julho de 2013

Verdade ou não verdade? É lenda!


Shih Tzu , o cão leão do amor impossível


 Shih tzu, o  cão leão do amor impossível é uma antiga lenda chinesa sobre o amor de uma princesa por um mongol.
  A China,  por volta de 1211  e 1215, era governada por imperadores e lutava contra a invasão dos mongóis. Tempo de conflitos, separações, tempo de confirmação do provérbio chinês: “a natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantém separados”
  Diante de tantas tribulações, o amor entre uma  princesa e o mongol nunca poderia  ter esperanças de  futuro.
  Mas, acreditando "a quem sabe esperar, o tempo abre as portas", os dois resolveram unir o melhor entre as duas culturas e o amor dos dois povos através do cruzamento de seus cães sagrados:
  O pequinez chinês da princesa, considerado a encarnação do “Cão de Foo ou Fu” (Cão Celestial Sagrado) - o espírito canino que afugentava os espíritos maus. Raça de Semi-deuses protegidos na China e só criados pela família imperial.
  O Ihasa Apso tibetano do mongol, considerado sagrado para os monges. Raça com  a função de alertar, zelar pelas propriedades e capazes de preverem avalanches. Seres sagrados, bem cuidados e jamais trocados por dinheiro; só podiam ser dados em sinal de extremo respeito e consideração.
  Do cruzamento surgiu uma nova raça SHI TZU – o cão leão!
  Não existe relatos sobre o que aconteceu com os amantes e até os seus nomes foram esquecidos pelo tempo. As dinastias, as guerras passaram.  Todo  efêmero passa...  No entanto, o Shi Tzu apesar de  criado em segredo pelo império chinês, foi descoberto pelo Ocidente. Junto com a raça  sobreviveu a lenda do amor  impossível entre a princesa  e o mongol.
  “Pagai o mal com o bem, porque o amor é vitorioso no ataque e invulnerável na defesa. ”
  E quando verdadeiro , o amor é eterno!

Verdade ou não verdade? 
É lenda!





Ivani Izidoro
Ivaniizidoro@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário