Shih Tzu , o cão leão do amor impossível
Shih tzu, o cão leão do amor impossível é uma antiga lenda chinesa sobre o amor de uma princesa por um mongol.
A China, por volta de 1211 e 1215, era governada por imperadores e lutava contra a invasão dos mongóis. Tempo de conflitos, separações, tempo de confirmação do provérbio chinês: “a natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantém separados”
Diante de tantas tribulações, o amor entre uma princesa e o mongol nunca poderia ter esperanças de futuro.
Mas, acreditando "a quem sabe esperar, o tempo abre as portas", os dois resolveram unir o melhor entre as duas culturas e o amor dos dois povos através do cruzamento de seus cães sagrados:
O pequinez chinês da princesa, considerado a encarnação do “Cão de Foo ou Fu” (Cão Celestial Sagrado) - o espírito canino que afugentava os espíritos maus. Raça de Semi-deuses protegidos na China e só criados pela família imperial.
O Ihasa Apso tibetano do mongol, considerado sagrado para os monges. Raça com a função de alertar, zelar pelas propriedades e capazes de preverem avalanches. Seres sagrados, bem cuidados e jamais trocados por dinheiro; só podiam ser dados em sinal de extremo respeito e consideração.
Do cruzamento surgiu uma nova raça SHI TZU – o cão leão!
Não existe relatos sobre o que aconteceu com os amantes e até os seus nomes foram esquecidos pelo tempo. As dinastias, as guerras passaram. Todo efêmero passa... No entanto, o Shi Tzu apesar de criado em segredo pelo império chinês, foi descoberto pelo Ocidente. Junto com a raça sobreviveu a lenda do amor impossível entre a princesa e o mongol.
“Pagai o mal com o bem, porque o amor é vitorioso no ataque e invulnerável na defesa. ”
E quando verdadeiro , o amor é eterno!
Verdade ou não verdade?
É lenda!
Ivaniizidoro@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário