quinta-feira, 13 de junho de 2013

ESCOLA DE BASQUETE

  

ESCOLA DE BASQUETE

A EMEF Maria Amélia em parceria com a Petrobras, inaugurou no último dia 17 de Maio de 2013 o projeto CEFE que atenderá crianças na faixa etária entre 7 e 13 anos, do bairro Campos São José e Adjacências, onde elas aprenderão fundamentos do Basquete.
  Os treinos acontecem todas as terças e quintas a partir das 17:30 na quadra da escola. Os alunos são acompanhados por professores que dão todo apoio para que eles se desenvolvam e aproveitem ao máximo das atividades propostas.
    Em São José dos Campos este esporte vem ressurgindo e ganhando novos adeptos, graças ao trabalho sério que vem sendo realizado com a equipe principal da cidade.
  A semente plantada em solo fértil gera frutos sadios e é isso que está acontecendo, mais uma vez é através do esporte que está sendo oferecido a meninas e meninos do bairro Campos São José a oportunidade de se expressar através do esporte.
  Que eles possam através do Basquete conseguir maior mobilização, integração, formação e inclusão social, buscado sempre os valores morais, éticos, que incorporados à sua personalidade os acompanharão por toda a vida. É deste desejo que nasceu este projeto que terá além da atividade esportiva entre os garotos a promoção do respeito, lealdade, companheirismo, limites e o mais importante a amizade, para uma sociedade  melhor.
COMO SURGIU
  Em 2011 o professor de educação física Sérgio Cesar Ferreira foi contratado para dar aulas na escola Maria  Amélia Wakamatsu, que fica no Campos de São José, zona leste de São José dos Campos.
  O professor logo percebeu a necessidade de espaços esportivos na região, poucas opções e um grande número de crianças que ficavam em casa ou na rua nos períodos extra-classe, assim surgiu a ideia de ensinar basquete para eles.

   Sabendo que a diretora Célia era uma pessoa interessada no bem da comunidade, ele apresentou sua ideia que logo foi aprovada. Assim se juntou ao amigo Marcelo Leite, que trabalhava com equipes de base na cidade e também mostrou vontade em fazer algo por aquelas crianças. Nascia um projeto que não visava fins financeiros e sim levar o basquete àquela comunidade. Os professores davam as aulas aos sábados já que era o período que tinham livre durante a semana e a turma contava com cerca de 30 crianças.
   Após um mês de aulas a diretora mostrou um processo de seleção de projetos da Petrobras a nível nacional, interessado o professor Sérgio elaborou todo um projeto e enviou seguindo todas as normas da empresa.  Em meados de 2012 viria a resposta da aprovação e a partir daí toda uma transformação no projeto, o professor Sthefane Costa se juntou a equipe e começaram os planejamentos de um projeto que buscava a excelência nos aspectos sociais, educativos e esportivos.
  Já no início, cerca de 100 crianças iniciavam as atividades, em menos de 3 meses o número já tinha dobrado, e os professores tiveram que disponibilizar mais horários para atender tantas crianças.
 Hoje estamos com pouco mais de 3 meses de trabalhos, os alunos já se relacionam melhor com companheiros, são mais educados e disciplinados e são orientados quanto às questões de rendimento escolar. O projeto ainda conta com pré-equipes que em breve estarão disputando os campeonatos de base, além das turmas que vão disputar festivais e terem experiências sociais com outras equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário