quinta-feira, 13 de junho de 2013

Rita Elisa / Escola


Preservação ambiental


  Aconteceu na E.M.E.F. Profº  Luiz Leite, no Galo Branco, zona leste de São José dos Campos, dia 18 de maio, sábado, às 8h, importante evento de preservação ambiental. Reflexo do empreendimento do projeto Ecoviver, realizado no final do ano passado em parceria com o Grupo Ecorodovias. Dentro do contexto escolar foram desenvolvidas atividades relacionadas à temática ambiental e resíduos sólidos, atendendo ao eixo 'Meio Ambiente e Consumo' abordado na Educação do Consumidor. Durante o projeto, os alunos trabalharam o tema “O lixo também pode virar arte” e reproduziram uma árvore de Jequitibá, de 1, 70 metro, com garrafas pet. A programação foi aberta ao público, teve participação da sociedade local, principalmente dos pais dos alunos.
  Houve apresentações de dança, poesia, exposição de trabalhos temáticos e o replantio de duas mudas de jequitibá, espécie arbórea que está em extinção e de fundamental importância à escola, tanto que o logotipo escolar é a representação dessa árvore. Os professores, alunos e funcionários da E.M.E.F. Profº Luiz Leite convivem diariamente com a importante figura do enorme jequitibá de mais de 500 anos, que há mais de uma década se tornou indivíduo imune de corte por lei municipal em São José dos Campos.  Professores e alunos se uniram em atividades em prol do meio ambiente, incentivando a comunidade a preservar espécies em extinção, reciclar lixo e poetizar a natureza. Atitudes assim dão sustentação para que o futuro seja mais promissor, crianças e jovens sendo conscientizados da importância da preservação ambiental de uma maneira seletiva onde criam raízes profundas e fortes para que sejam sustentáculos para um planeta saudável. 
                                                                                                 

Rita Elisa Seda

Fotografias 1:
  Professora Meire fazendo a abertura do evento. Ao lado uma "árvore" de garrafa pet que foi construída pelos alunos participantes do projeto de Preservação Ambiental - Eco Viver (2012).  No corpo da "árvore", em cada gomo das garrafas que a compõe, foram colocados objetos eletrônicos quebrados (celulares, games e outros objetos).    




2: Replantio das mudas de jequitibá. Obs: replantio porque as mudas estavam plantadas em um vaso há 10 anos.






3: Corredor da escola com exposição de atividades desenvolvidas pelos alunos (localização do Jequitibá em relação ao prédio da escola em inglês, a história do surgimento do bairro Galo Branco, varal de poesias e acrósticos, Teorema de Tales - cálculo da altura do Jequitibá pela projeção da sombra, entre outras atividades).

Nenhum comentário:

Postar um comentário