quarta-feira, 11 de abril de 2012

SAÚDE

Saúde Bucal


  A higienização adequada é muito importante para a preservação da saúde bucal e deve ser iniciada antes que os primeiros dentes apareçam na boca, ainda no bebê. Higienizar a boca do bebê com gaze umedecida, após aleitamento ou uso da mamadeira e, principalmente, antes de dormir. Quando o primeiro dente aparece na boca, a higienização deve ser feita por meio da escovação.
FIO DENTAL
 O fio dental é necessário na higienização bucal, uma vez que limpa as regiões entre os dentes, abrangendo até a área que está sob a gengiva, onde a escova não tem acesso. É importante usá-lo corretamente, de forma delicada, para não ferir a gengiva.
ESCOVAÇÃO
 É também importante que os pais controlem a escovação de seus filhos, sendo necessária a supervisão diária. A escovação deve ser feita às principais refeições e deve-se dar atenção especial à escovação noturna pois, neste período, a ação bacteriana é mais intensa. Os resíduos alimentares que não forem removidos permanecerão muitas horas em contato com os dentes, favorecendo o desenvolvimento da cárie. A escovação da língua é necessária pois a mesma acumula resíduos alimentares, contribuindo para a deposição de bactérias.
FLÚOR O flúor fortalece a estrutura dos dentes, prevenindo e impedindo a progressão da cárie. Devemos incentivar o consumo da água de abastecimento público, que contém teor adequado de flúor. Além disso, o uso do flúor também se dá por meio de escovação e bochechos. As aplicações locais e tópicas são indicadas e executadas apenas pelo cirurgião-dentista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário