quarta-feira, 11 de abril de 2012

IVANI IZIDORO

Preconceito


  De acordo com o dicionário Aurélio, preconceito é o “conceito de opinião formado antecipadamente sem maior ponderação ou conhecimento de fato”.
  Eu completo: preconceito é repetir pensamentos coletivos sem consciência.
  Os gatos são exemplos do que fazem os pensamentos coletivos!
  Em muitas culturas antigas, a nobreza e importância deste animal é citada pela história. No antigo Egito, tê-lo era sinal de prosperidade e saúde para a família .Amado, a sua morte era motivo de luto e os seus donos raspavam as sobrancelhas para demonstrar a tristeza da perda.
 Mas, na atualidade temos muitos pensamentos coletivos sobre eles , diferentes destas culturas: gato é traiçoeiro, gato preto é sinal de mau agouro, é bicho que não gosta do dono.
 Confesso - em vários momentos ,repeti alguns destes conceitos como verdades...
 Hoje, desconfio de minhas verdades . Luto em “vigiar o pensamento e buscar o amor!
 “....é só o amor, é só o amor que conhece o que é verdade, o amor é bom, não quer o mal, não sente inveja ou se envaidece...”
 Na nossa vida temos um gato siamês coroado duas vezes: pela raça, com o título de príncipe dos gatos e pelo nome de rei: Amon.
 Carinhoso, brincalhão, companheiro, ciumento e apegado a todas as pessoas da casa. Qualidades que diferem totalmente dos dizeres coletivos e da má fama dos gatos que sempre ouvi desde criança .
 Má fama vinda de longe, da Idade Média ! Tempo de trevas ,quando os gatos por seus olhos acesos no escuro os hábitos noturnos, o caminhar silencioso, foram julgados e condenados, perseguidos e mortos como criaturas do mal !
 Sem os gatos, houve aumento descontrolado dos ratos (principais transmissores) proliferando a peste negra , doença que dizimou 2/3 da população da época.
 Verdade verdadeira: os preconceitos não expressam nossas verdades, expressam nossa ignorância!
 Passaram-se mais de 200 anos e os mesmos pensamentos coletivos sobre eles ainda são presentes!
 Na idade da tecnologia, temos preconceitos da idade média!
 Prefiro a lenda que conta da Arca de Noé . Nela, o gato foi criado por Deus , com o sopro do leão, depois que Noé rezou por um meio para acabar com os ratos que comiam as provisões da arca.
 Os gatos foram para Noé a solução ,aqui em casa nosso gato, o Amon, é o presente de alegria dado por Deus !
 E o preconceito ?... Que fique sozinho!










Nenhum comentário:

Postar um comentário