quinta-feira, 13 de junho de 2013

Saúde Bucal


MUCOSITE ORAL

O que é?
  Uma das complicações bucais mais comuns do tratamento oncológico é a Mucosite Oral, que pode levar a desconforto oral severo, ocasionando diminuição da qualidade de vida devido à dor, distúrbios funcionais (como o comprometimento da mastigação, da deglutição e da fonação), distúrbios do sono e à dificuldade de higienização, à dificuldade de se alimentar corretamente podendo levar à interrupção do tratamento quimio/radioterápico.  A Mucosite Oral aumenta o risco de infecções  locais e sistêmicas, pois pode levar à formação de feridas na cavidade oral que se tornam porta de entrada para bactérias, podendo comprometer o estado geral do paciente.
Outras Complicações Bucais dos Pacientes Oncológicos
  Os pacientes submetidos à quimioterapia e/ou radioterapia podem apresentar além da Mucosite Oral, importantes complicações bucais, como: xerostomia (boa seca), aftas, infecções oportunistas, aumento do índice de cárie, alteração ou perda do paladar, trismo e osteorradionecrose.
Assim,  para que essas alterações possam ser diagnostica-das precocemente e tomadas as devidas medidas terapêuticas, o acompanhamento desses pacientes deve ser feito pelo Cirurgião-Dentista especializado.
Como o Cirurgião-Dentista Pode Ajudar?
  Os pacientes são submetidos à avaliação clínica e radiográfica pré-químio/radioterapia onde é realizado o diagnóstico das alterações bucais, seguido de orientação quanto ao tratamento odontológico necessário para a remoção dos focos infecciosos. A adequação bucal compreende: remoção e controle da placa bacteriana dental, remoção de cáries dentárias, remoção cirúrgica de focos infecciosos crônicos ou agudos, raspagem e alisamento coronoradicular, remoção de agentes traumáticos como dentes fraturados ou restaurações mal adaptadas e aparelhos ortodônticos, tratamento das lesões bucais e orientação sobre higiene bucal, alimentação e medicação.

Como Evitar Problemas 
Bucais Durante o 
Tratamento Oncológico

  O ideal é que haja uma consulta odontológica pré-tratamento médico, que tem como objetivo avaliar a presença de focos de infecção local e o protocolo de tratamento proposto pela equipe médica e, desta forma, definir o tratamento odontológico mais adequado para cada paciente.
Atualmente, a odontologia conta com um recurso voltado para a prevenção e tratamento da Mucosite Bucal, é a chamada laserterapia.
  Esta modalidade consiste em aplicações de laser na mucosa bucal, inibindo rapidamente, a dor e estimulando a cicatrização. Hoje em dia, sabe-se que uma Mucosite que levaria até 21 dias para cicatrizar completamente, quando tratada com laserterapia pode se resolver em 7 a 10 dias.

Sintomas:

Eritema;
Ulceração;
Hemorragia;
Edema acompanhada de dor.



ESCOLA DE BASQUETE

  

ESCOLA DE BASQUETE

A EMEF Maria Amélia em parceria com a Petrobras, inaugurou no último dia 17 de Maio de 2013 o projeto CEFE que atenderá crianças na faixa etária entre 7 e 13 anos, do bairro Campos São José e Adjacências, onde elas aprenderão fundamentos do Basquete.
  Os treinos acontecem todas as terças e quintas a partir das 17:30 na quadra da escola. Os alunos são acompanhados por professores que dão todo apoio para que eles se desenvolvam e aproveitem ao máximo das atividades propostas.
    Em São José dos Campos este esporte vem ressurgindo e ganhando novos adeptos, graças ao trabalho sério que vem sendo realizado com a equipe principal da cidade.
  A semente plantada em solo fértil gera frutos sadios e é isso que está acontecendo, mais uma vez é através do esporte que está sendo oferecido a meninas e meninos do bairro Campos São José a oportunidade de se expressar através do esporte.
  Que eles possam através do Basquete conseguir maior mobilização, integração, formação e inclusão social, buscado sempre os valores morais, éticos, que incorporados à sua personalidade os acompanharão por toda a vida. É deste desejo que nasceu este projeto que terá além da atividade esportiva entre os garotos a promoção do respeito, lealdade, companheirismo, limites e o mais importante a amizade, para uma sociedade  melhor.
COMO SURGIU
  Em 2011 o professor de educação física Sérgio Cesar Ferreira foi contratado para dar aulas na escola Maria  Amélia Wakamatsu, que fica no Campos de São José, zona leste de São José dos Campos.
  O professor logo percebeu a necessidade de espaços esportivos na região, poucas opções e um grande número de crianças que ficavam em casa ou na rua nos períodos extra-classe, assim surgiu a ideia de ensinar basquete para eles.

   Sabendo que a diretora Célia era uma pessoa interessada no bem da comunidade, ele apresentou sua ideia que logo foi aprovada. Assim se juntou ao amigo Marcelo Leite, que trabalhava com equipes de base na cidade e também mostrou vontade em fazer algo por aquelas crianças. Nascia um projeto que não visava fins financeiros e sim levar o basquete àquela comunidade. Os professores davam as aulas aos sábados já que era o período que tinham livre durante a semana e a turma contava com cerca de 30 crianças.
   Após um mês de aulas a diretora mostrou um processo de seleção de projetos da Petrobras a nível nacional, interessado o professor Sérgio elaborou todo um projeto e enviou seguindo todas as normas da empresa.  Em meados de 2012 viria a resposta da aprovação e a partir daí toda uma transformação no projeto, o professor Sthefane Costa se juntou a equipe e começaram os planejamentos de um projeto que buscava a excelência nos aspectos sociais, educativos e esportivos.
  Já no início, cerca de 100 crianças iniciavam as atividades, em menos de 3 meses o número já tinha dobrado, e os professores tiveram que disponibilizar mais horários para atender tantas crianças.
 Hoje estamos com pouco mais de 3 meses de trabalhos, os alunos já se relacionam melhor com companheiros, são mais educados e disciplinados e são orientados quanto às questões de rendimento escolar. O projeto ainda conta com pré-equipes que em breve estarão disputando os campeonatos de base, além das turmas que vão disputar festivais e terem experiências sociais com outras equipes.

Seus direitos



BENEFÍCIO AO PORTADOR DE
DEFICIÊNCIA E BENEFÍCIO AO IDOSO

  Se você já ouviu falar que seu vizinho recebe o LOAS, saiba que a sigla significa LEI ORGÂNICA DA ASSISTENCIA SOCIAL. É uma lei federal nº 8.742/93, que garante no Artigo 20, O benefício de prestação continuada que é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
  Se você se enquadra em alguma dessas situações e já  protocolou pedido no INSS, e não teve sucesso, não perca as esperanças.
  No INSS, não se admite provar nada além da composição do grupo familiar, cuja prova somente é possível na Justiça.
  Para ingressar com ação previdenciária na justiça, você  precisa contratar um advogado, já que não existe nomeação de advogado integrante do Convênio entre OAB e Defensoria Pública para ação previdenciária.
  Junte todos os seus documentos, despesas com a família, atestados médicos, e procure por seus direitos.
  Há quem diga que não vai fazer porque demora, e de fato tem-se que aguardar o prazo da Justiça, que nem sempre atende os reclamos de urgência do pedido, porque a fome não pode esperar, mas lembre-se: A vida passa com processo ou sem processo, então é melhor que ela passe com processo, pois pode ser que você tenha apostado em uma poupança.

Coluna à cargo de Drª. Marise Aparecida Martins, 
OAB/SP  83.127
Advogada Previdenciarista.
Formada pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru.




Música


Te Esperando













Luan Santana



Tom - G       Intro. G  C9      Capotraste na 3ª casa


G
Mesmo que você não caia na minha cantada

Mesmo que você conheça outro cara
    C9
Na fila de um banco

Um tal de Fernando

Um lance, assim, sem graça

 G
Mesmo que vocês fiquem sem se gostar

Mesmo que vocês casem sem se amar
   C9
E depois de seis meses

Um olhe pro outro

E aí, pois é, sei lá

 G
Mesmo que você suporte este casamento

Por causa dos filhos, por muito tempo
 C9
Dez, vinte, trinta anos

Até se assustar com os seus cabelos brancos

    G
Um dia vai sentar numa cadeira de balanço

Vai lembrar do tempo que tinha vinte anos
 C9
Vai lembrar de mim e se perguntar

Por onde esse cara deve estar

Refrão:
            G
E eu vou estar
                                         C9
Te esperando nem que já esteja velhinha gagá
                                          G
Com noventa, viúva, sozinha não vou me importar
                                          C9
Vou ligar, te chamar pra sair namorar no sofá
                                       G
Nem que seja além dessa vida eu vou estar
        C9   Cm
Te esperando

Repete tudo     

Rita Elisa / Escola


Preservação ambiental


  Aconteceu na E.M.E.F. Profº  Luiz Leite, no Galo Branco, zona leste de São José dos Campos, dia 18 de maio, sábado, às 8h, importante evento de preservação ambiental. Reflexo do empreendimento do projeto Ecoviver, realizado no final do ano passado em parceria com o Grupo Ecorodovias. Dentro do contexto escolar foram desenvolvidas atividades relacionadas à temática ambiental e resíduos sólidos, atendendo ao eixo 'Meio Ambiente e Consumo' abordado na Educação do Consumidor. Durante o projeto, os alunos trabalharam o tema “O lixo também pode virar arte” e reproduziram uma árvore de Jequitibá, de 1, 70 metro, com garrafas pet. A programação foi aberta ao público, teve participação da sociedade local, principalmente dos pais dos alunos.
  Houve apresentações de dança, poesia, exposição de trabalhos temáticos e o replantio de duas mudas de jequitibá, espécie arbórea que está em extinção e de fundamental importância à escola, tanto que o logotipo escolar é a representação dessa árvore. Os professores, alunos e funcionários da E.M.E.F. Profº Luiz Leite convivem diariamente com a importante figura do enorme jequitibá de mais de 500 anos, que há mais de uma década se tornou indivíduo imune de corte por lei municipal em São José dos Campos.  Professores e alunos se uniram em atividades em prol do meio ambiente, incentivando a comunidade a preservar espécies em extinção, reciclar lixo e poetizar a natureza. Atitudes assim dão sustentação para que o futuro seja mais promissor, crianças e jovens sendo conscientizados da importância da preservação ambiental de uma maneira seletiva onde criam raízes profundas e fortes para que sejam sustentáculos para um planeta saudável. 
                                                                                                 

Rita Elisa Seda

Fotografias 1:
  Professora Meire fazendo a abertura do evento. Ao lado uma "árvore" de garrafa pet que foi construída pelos alunos participantes do projeto de Preservação Ambiental - Eco Viver (2012).  No corpo da "árvore", em cada gomo das garrafas que a compõe, foram colocados objetos eletrônicos quebrados (celulares, games e outros objetos).    




2: Replantio das mudas de jequitibá. Obs: replantio porque as mudas estavam plantadas em um vaso há 10 anos.






3: Corredor da escola com exposição de atividades desenvolvidas pelos alunos (localização do Jequitibá em relação ao prédio da escola em inglês, a história do surgimento do bairro Galo Branco, varal de poesias e acrósticos, Teorema de Tales - cálculo da altura do Jequitibá pela projeção da sombra, entre outras atividades).

Suplemento Alimentar


Qual a função das proteínas no organismo?

 A maior parte é encontrada nos músculos, onde são fundamentais para o sistema de contração. O restante fica distribuído nos tecidos, ossos, dentes, sangue e fluídos orgânicos, como muco, leite e esperma. Outras funções de extrema importância são as proteínas que constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do nosso corpo. Além disso, existem proteínas que têm o objetivo de defender o nosso corpo de agentes agressores - são os anticorpos. As enzimas que fazem o nosso organismo funcionar, metabolizando os alimentos em energia, reconstruindo a nossa massa corporal que está sempre em processo de degradação e reconstrução, são outros tipos importantes de proteínas. Por fim, existem proteínas que transportam substâncias no nosso sangue, como a hemoglobina, a albumina, entre outras.
  
O Whey Protein Isolado pode ser consumido por idosos?
Sendo um suplemento alimentar, o Whey Protein pode ser consumido por idosos porque contém quantidades suficientes de proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, e supre a falta de nutrientes que uma dieta normal não consegue oferecer ao organismo, como o cálcio e o potássio. Os idosos possuem maior dificuldade em absorver nutrientes devido ao metabolismo lento e a diminuição da massa muscular, mas a utilização do Whey Protein proporciona mais saúde e qualidade de vida.

Por que a suplementação com o Whey é importante para quem pratica exercícios?
O Whey Protein é a fonte ideal de proteínas para qualquer praticante de atividade física. Essa proteína do soro do leite é absorvida pelo organismo rapidamente e fornece energia aos músculos trabalhados durante os exercícios. O Whey repara os danos dos tecidos musculares e tem função bastante eficiente na redução da gordura corporal através dos seguintes mecanismos: melhora da sensibilidade à insulina que favorece a captação de glicose; redução da ação dos hormônios calcitrópicos que estimulam a lipogênese (formação de gordura); aumento dos níveis de Glutationa que é responsável pela preservação da massa muscular e utilização da gordura corporal como fonte energética; elevação dos níveis dos hormônios gastrointestinais (colecistoquinina e peptídeo-1 tipo glucagon) que controlam o apetite.

Por que o Whey Protein Isolado está relacionado a longevidade?
Já é comprovado cientificamente que a diminuição da massa magra, ou massa muscular, está associada com a inatividade física. Além disso, a manutenção ou ganho de massa magra está relacionada com maior qualidade de vida e longevidade, principalmente em pessoas idosas. Exercícios físicos, uma boa alimentação e suplementação adequada, são muito importantes para impedir que haja atrofia muscular, um processo natural relacionado ao envelhecimento do corpo humano.

O WHEY PROTEIN ISOLADO
PODE SER INGERIDO
POR CRIANÇAS E GESTANTES?
Desde que esses grupos sejam saudáveis e não tenham alergias a derivados do leite, podem consumir o Whey Protein como fonte de proteína. Um componente muito abundante no Whey é a alfalactoalbumina, umas das proteínas que mais se assemelha ao leite materno. Produtos infantis incluem, com frequência, o Whey Protein em sua composição.




Qual o melhor horário

para se ingerir
Whey Protein?
Logo após a prática de exercícios a capacidade de absorção do organismo é maior, portanto, é aconselhável ingerir o Whey Protein nesse momento, quando a proteína será melhor utilizada pelo organismo impulsionando o processo de construção e reparação muscular.

Bicho de Estimação


Esta é a Peteca, da Aline, raça Golden Retriever, 

cliente do mês Tobby Pet



  Alegre, ágil, forte, de movimentos leves, expressão mansa e caráter dócil. Essas características resumem os principais traços do Golden Retriever, este belíssimo cão de caça, que adora aprender e está sempre pronto para o trabalho.
  O Golden Retriever é um cachorro muito inteligente, obediente e está apto a realizar as mais diversas funções.
  De olhos escuros e corpo bem equilibrado, tem pelagem lisa ou ondulada, com franjas. O subpelo é espesso e, assim como o do labrador, resistente à água.
  As cores podem ser qualquer tonalidade de ouro ou creme, mas nunca vermelho. Alguma presença de pelos brancos no peito é permitida.
  Os filhotes são alegres, brincalhões e muito ativos. Ficam sempre por perto, e adoram correr e brincar com os seus donos.
  Muito companheiro, é tranquilo, amável e paciente com as crianças. É dócil com outros animais e pessoas desconhecidas, desde que bem socializado enquanto pequeno.
  A pelagem pode ser escovada de 3 a 4 vezes por semana, e os banhos podem ser quinzenais, (somente a partir dos 2 meses de vida).
   A altura dos exemplares machos pode variar entre os 56 e 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

  Já os exemplares fêmeas medem entre os 51 e 56 cm.

Receita


Caldinho de feijão incrementado

Com a chegada do inverno, nada como um caldo bem quentinho


Ingredientes:

2 - Copos de feijão (carioca ou preto) cozido e com caldo
1 - Colher (sopa) de louro em pó
2 - Dentes de alho amassados
1 - Cebola pequena picadinha
10 - Folhas de salsa picadas
5 - Cebolinhas cortadas em rodelas pequenas
1 - Lingüiça de pernil apimentada ou meia calabresa defumada frita
5 - Fatias de bacon cortadas em cubinhos e fritas sal a gosto
3 - Folhas de couve cortadas em tirinhas 200 ml de água 50 ml de cachaça
2 - Pães italianos pequenos em formato de bola
Azeite
Orégano
100 g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

  Tire os miolos dos pães, corte em cubinhos e tempere com sal, orégano e azeite. Leve ao forno até ficarem torradinhos. Reserve.
  Frite o bacon e a lingüiça em frigideira e reserve.
  No óleo liberado pelo bacon, frite o alho e a cebola até ficarem dourados. Junte o feijão, a salsa, a cebolinha, a água e o louro em pó. Deixe ferver por 3 a 4 minutos e acrescente o cálice de cachaça. Ferva por mais 2 minutos e bata no liquidificador por 3 minutos. Volte ao fogo baixo.
  Acrescente a couve picada e os cubinhos de bacon. Ferva até engrossar a gosto.
  Sirva o caldo dentro do pão italiano.
  Polvilhe com o queijo ralado, leve ao forno aquecido para derreter o queijo e feche com a tampinha do pão.
  Sirva com os quadradinhos de pão torrado temperado e molho de pimenta.



HUMOR

Meio Ambiente, a fiscalização

 De madrugada, Assim que os policiais militares chegaram àquela praça eles viram três homens muito suspeitos jogando diversos sacos de entulhos na calçada próximo aos brinquedos das crianças. Muitos sacos já estavam na calçada, mas em cima da carroceria do caminhão ainda havia muitos outros sacos para descarregar.
  Os policiais se aproximaram e logo foram enquadrando a turma:
  - O que é que está acontecendo aqui? Quem são os senhores?
Um dos homens, aquele que parecia ser o líder daquela turma de benfeitores, prontamente começou a explicar que eles faziam parte do recém inaugurado grupo de Fiscalização e vigilância ambiental do bairro. O trabalho deles era recolher o lixo e os entulhos que a gente sem educação insistia em depositar nas ruas e praças do bairro.
  - A prefeitura faz à parte dela, ela reforma a praça e se encarrega da manutenção, mas pessoas egoístas e malvadas, na calada da noite e, às vezes, com uma cara de peroba incrível, jogam o lixo à luz do dia mesmo. Explicou o suposto fiscal.
Os policiais, ficaram profundamente emocionados com aquele lindo trabalho desenvolvido por aqueles abnegados e fervorosos defensores do meio ambiente que, mesmo na escura e fria madrugada, estavam vigiando e defendendo o patrimônio público como se fosse a própria casa deles.
Aos policiais não restou outra coisa a não ser parabenizar aqueles dignos e aplicados paladinos do meio ambiente.
  Depois dos cumprimentos, os policiais ficaram esperando que os homens recolhessem aqueles sacos de resíduos que estavam ali. Assim que os distintos senhores fiscais da natureza acabaram de recolher os sacos de entulho foram despedir-se dos policiais:
  - Ai chefia valeu! Terminamos a parada, tamô indo nessa. Até mais seu policial, obrigado por fazer a nossa segurança. Sabe cumé é qui é: nesse mundo violento, onde as pessoas só pensam no dinheiro e nos bens materiais, ninguém mais está seguro em lugar nenhum, não é mesmo seu guarda? Disse um dos homens.
  - Nós é que devemos agradecer aos senhores que, com este trabalho exemplar, com certeza, vocês estão sendo exemplos para outras pessoas da comunidade, sem contar que as praças da região vão ficar cada vez mais bonitas. Falando isso os policiais se despediram dos maravilhosos protetores do meio ambiente e da ordem pública. Quando os homens iam saindo com o caminhão o Tenente, que era o comandante da patrulha, fez uma pequena observação:
  - Hãm! Hãm! Amigos? Vocês não estão esquecendo de nada não?
  - Esquecendo? Esquecendo do quê comandante? perguntou o fiscal que era o chefe da equipe.
  - O policial, tranquilamente, apontou para o lugar onde havia mais de vinte pneus velhos e ao lado deles outros tantos sacos cheios de gesso e resto de construção e disse:
  - Senhores! Vocês não vão deixar todo aquele material aqui não é? Eles também estão carentes e ansiosos para receberem, por parte de vocês, toda a atenção e carinho que só os senhores podem dar.

Edilson Rodrigues Silva