terça-feira, 9 de abril de 2013

Você Sabia?


29 de Abril

DIA INTERNACIONAL 
DA DANÇA


O Dia Internacional da Dança é comemorado no dia 29 de abril, o CID (Comitê Internacional da Dança da UNESCO) instituíu essa comemoração em 1982. Essa data foi escolhida devido ao nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), ele ultrapassou os princípios gerais da dança do seu tempo para enfrentar problemas em relação a execução da obra. Sua proposta era incluir a expressividade e sutileza no desenvolvimento dos passos.
Noverre se destaca na história da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o ballet de sua época, “Letters sur la Danse”.
Por coincidência, no Brasil a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade muito importante: Maria Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em São Paulo (1971), para inaugurar no Brasil a nova maneira de se fazer e apreciar a dança.
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço para mobilização deste assunto, com objetivos de aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral.




Nenhum comentário:

Postar um comentário