Cuidados essenciais com as
próteses totais (dentaduras)
Uma das principais coisas que você precisa enfrentar com a nova dentadura é aprender a comer, no início, o paladar e a percepção de temperatura podem ficar ligeiramente alterados, devendo-se tomar cuidado com bebidas quentes para evitar que queime a boca.
Comece pelos alimentos macios, como peixes, ovos, carne moída e vegetais cozidos.
Mastigue devagar usando os dois lados da boca , isso ajuda a evitar o deslocamento da dentadura e permitir que você se habitue com elas mais rapidamente.
Corte os alimentos em pedaços pequenos.
Não apenas a gengiva precisa se adaptar à denta-dura, mas também a sua língua e os músculos faciais.
Não se preocupe se perceber que está com mais saliva na boca do que antes, trata-se de uma reação natural.
Talvez apareça alguns pontos feridos onde a dentadura entra em atrito com a gengiva. Se a irritação persistir por mais alguns dias, você deverá retornar ao consultório para o dentista fazer novos ajustes e se preciso, receitar um medicamento para curar os ferimentos.
Nos primeiros dias, usar a dentadura o maior tempo possível, mas recomendamos que a remova à noite, permitindo assim que sua gengiva descanse e sua boca permaneça saudável.
Alguns pacientes têm dificuldade em pronunciar alguns sons, pode-se praticar a falar algumas palavras difíceis, que tenham sons de ‘S’ e ‘F’, e ler livro e revista em voz alta.
Em média, as dentaduras duram de 4 a 5 anos, depois disso, o melhor seria trocá-las, pois com o tempo as próteses vão ficando com os dentes muito gastos, prejudicando a mastigação, criando rugas prematuras, os lábios ficam intruídos, a pessoa começa a ter dor na articulação temporo mandibular.
Deve-se tomar cuidados adequados para que durem mais tempo, como lavá-las com escova bem macia e creme dental, não usar bicarbonato de sódio, nem alvejante, nem qualquer outro produto que poderá criar ranhuras, mesmo que seja microscópicas, evitando-se o acúmulo de bactérias.
Existe nas farmácias, pastilhas limpadoras de pró-teses; coloca-se a pastilha num copo de água morna, deixando a dentadura de molho na solução efervescente durante 5 minutos. Este limpador é simples e eficaz.
Faça-nos uma consulta, para avaliação de suas próteses.
Dra. Vera Tenguan
Tratamento Ortodôntico
1- O que é tratamento ortodôntico?
2- Quando procurar um ortodontista?
Não existe idade mínima, mas recomenda-se que as crianças sejam levadas para a consulta inicial com o ortodontista a partir do início da dentição de leite, por indicação de outro profissional ou por dúvida dos pais.
3- Existe limite de idade para utilizar o aparelho ortodôntico?
Não, desde que haja a avaliação de um ortodontista. Além de corrigir a posição dos dentes, este auxiliará outras especialidades na obtenção de bons resultados.
4- Quais são os tipos de tratamento ortodôntico?
Os tratamentos ortodônticos podem ser divididos em:
Preventivo: Tem por finalidade evitar a instalação de má-oclusões, por exemplo, removendo hábitos como sucção de dedo ou colocação anormal da língua entre dentes.
Interceptativo: Visa a correção de má-oclusões mais simples, evitando o aparecimento de problemas mais acentuados.
Corretivo: Tem o objetivo de tratar má-oclusões já
instaladas, geralmente mais graves, utilizando aparelhos mais complexos.
Pré-protético: Tem por finalidade a movimentação de alguns dentes para possibilitar a confecção de próteses, implantes, etc.
Orto-cirúrgico: Corrige problemas mais severos de má-oclusão, associando Ortodontia à Cirurgia nos ossos da face.
5- Como manter o resultado do tratamento?
Deve-se utilizar as concentrações conforme a orientação do Ortodontista.
Contenções: Removíveis ou fixas, são aparelhos passivos que visam manter o resultado do tratamento, evitando que os dentes saiam da posição correta.
6- O que é necessário para iniciarmos o tratamento ortodôntico?
São solicitados exames auxiliares como a documentação ortodôntica (radiografias, fotografias e modelos) para o profissional ter condições de realizar um correto diagnóstico e plano de tratamento.
7- Qual a duração de um tratamento ortodôntico?
O tratamento depende da severidade do problema, da idade, da resposta biológica do paciente e de sua colaboração.
8- Por que procurar um especialista?
O especialista é o profissional capacitado a executar o tratamento de forma segura.
Fonte:CRO
www.odontologiaveratenguan.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário