terça-feira, 9 de abril de 2013

Ivani Izidoro


A origem do vinho: 

uma lenda judaica

  Quando a pomba não voltou, Noé viu que o dilúvio tinha acabado. Era o “segundo mês, aos vinte e sete dias, a terra estava seca.
   Yaveh  disse a Noé:
  - Sai da arca, tu com tua mulher e teus filhos e as mulheres de teus filhos. Todo o animal que está contigo,  toda a carne, ave, gado, todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze-os fora contigo; povoem abundantemente a terra, frutifiquem e se multipliquem.”
  Assim, Noé  tendo recebido as bênçãos do Todo Poderoso e com o dom  suas mãos espalmadas   tornou-se  um grande  agricultor .  
  Em tempo de recomeço, todos  davam  graças ao Senhor, viviam felizes e Yaveh vendo a alegria novamente na terra, disse a Noé:
  - É agradável aos meus olhos a alegria dos homens. Por isso, receba as sementes da parreira, fruta criada no Paraíso para ocasiões de festa pois, traz a saúde da alegria e do coração! Não esqueça: deve cuidar da plantação da vinha  sozinho.  
  Noé recebeu as sementes dos anjos, escolheu   um local especial e iniciou os preparativos para a plantação.          
    Lúcifer, o anjo mau, como tudo observa e não quer o bem dos amados por Yaveh, resolveu acabar com a alegria  e apareceu para Noé:     
  - Noé, Noé, o Senhor vê o seu esforço! Venho para ajudá-lo!  
  - Devo plantar tudo sozinho, esta foi a recomendação do Todo Poderoso!
   Mas, a maldade não desiste fácil; ele  esperou e quando Noé plantou todas as sementes, disse:
  - Muito bem, Noé! Eis que fizeste a vontade do Senhor!  A plantação da vinha esta feita! Descansa e deixe  para os anjos de Yaveh aguarem para você!
  Noé acreditou nele, achou  realmente ter feito a vontade do Senhor ao plantar todas as sementes sozinho  e deixou-o aguar.
   Lúcifer no primeiro dia  matou um leão,  retirou dele todo o sangue e molhou a parreira. No segundo dia, aguou a com o sangue de um macaco e no terceiro dia aguou com o sangue de um cordeiro  .
  A parreira cresceu, mostrando a beleza de suas folhas desenhadas e da maravilhosa arquitetura de seus frutos presos em uma pequena haste. Seus frutos  foram retirados e foi inventado a bebida chamada vinho.
  Durante a noite, o anjo mau fermentou a bebida e tendo a certeza do estrago feito no  presente de Yaveh, foi  embora  feliz.
  Ao amanhecer,  Noé  bebeu do vinho, embebedou-se e  ficou nu no meio de sua tenda.
  Canaã  viu, saiu caçoando e contando da nudez de seu pai  aos seus irmãos - Sem e Jafé. Estes, não riram, ao contrário, correram para  cobrir o pai e o colocaram para dormir.
  Noé quando acordou no outro dia e soube do acontecido, foi o primeiro pai a amaldiçoar o seu filho.  Canaã não só foi amaldiçoado, como foi colocado de escravo aos outros irmãos, fazendo  surgir a escravidão na humanidade.
  Yaveh  ficou muito triste e fez silêncio.
  O vinho a bebida perfeita tinha sido corrompido, agora só poderia ser consumido com muita, muita sabedoria.
  Dizem que até hoje, a alegria do anjo mau é imensa quando os homens abusam do vinho. Pois, conseguiu estragar a bebida da alegria, presente de Yaveh e pior: tirar a natureza do homem! Bêbados os homens ficam: agressivos  co-mo um leão; fazem macaquices como um macaco e ou ficam mansos como um cordeiro.





Verdade ou não verdade!? 
É lenda.





ivaniizidoro@homail.com


Curiosidade:

 Algumas versões desta lenda dizem que a parreira também foi aguada com o sangue do porco, por isso alguns bêbados perdem o controlem do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário