terça-feira, 9 de abril de 2013

EDITORIAL





Caro Leitor!


  A leitura é, simplesmente, fundamental para a nossa formação. Digo em especial a leitura de livros. Aprendemos palavras novas, conhecemos mais do mundo, temos visões diferentes, adquirimos conhecimento e muito mais.
  Os livros são nossos refúgios. Podemos experimentar várias emoções, sentidos. Enfim, viajar para além da nossa imaginação. Mas não nos proporciona só isso, aprendemos a falar melhor, escrever melhor, ler melhor.
  Estamos em pleno Outono, tempo de reflexão, de libertar-se das folhas secas e dos pesos sobre a alma, quem sabe não é hora de deixar o vento levar os velhos hábitos. É tempo de colheita e se a cultura é a melhor semente para a sabedoria, ler um livro pode significar colher um futuro melhor para nós mesmos.



23 de Abril - Dia Mundial do Livro

PORQUE LER É BOM DEMAIS

Não é preciso escrever sobre o grande prazer que é ler um bom livro… eles já falam tudo. ``Os livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores” (Charles Elliot)
``O livro é uma das possibilidades de felicidade de que dispomos” (Jorge Luiz Borges)















``O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive´´
(Padre Antônio Vieira)

``Quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma  alma” (Fernando Pessoa)
 ``Sempre imaginei o paraíso como uma grande biblioteca” (Jorge Luiz Borges)
 ``Se tens um jardim e uma biblioteca, tens tudo´´ (Marco Túlio Cícero)
“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: O livro fala e a alma responde” (André Mauróis)
 ``Dupla delícia: o livro traz a vantagem da gente estar só e ao mesmo tempo acompanhado” (Mário Quintana)
 ``Em uma biblioteca, você sente, de alguma forma misteriosa, que está absorvendo, através da pele, a sabedoria contida em todos aqueles livros mesmo sem abrí-los” (Mark Twain)
 ``Cada livro, cada volume que vês tem alma, a alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram, viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se for-te”  (Carlos Ruiz Zafon)
  “Ler é comer é beber. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come” (Victor Hugo)
 ``Uma boa leitura dispensa, com vantagem, a companhia de pessoas frívolas” (Marques de Marica)
 ``Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina)
 ``A Leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas, por incrível que pareça, a quase totalidade das pessoas não sente esta sede” (Carlos Drummond de Andrade)
 ``Que nunca o livro fique longe da tua mão e dos teus olhos” (São Jerônimo)

Fonte:http://entremulhereseletras.wordpress.com/






Rita Elisa

















  Na paisagem os destaques ficam por conta de duas árvores: a cibipiruna e a goiabeira.
  No alto da serra do mar, o vento passa impetuoso, ainda mais em época de tempestade, no verão. E foi em uma tarde de janeiro que o vento ligeiro trouxe a tempestade do mar, abriu caminho por entre as montanhas, fez-se mais forte e tombou a cibipiruna que, até então, frágil, caiu expondo suas raízes.  Do lado dela, a goiabeira continuou ereta, imponente, orgulhosa.
  Dois anos se passaram. Meus olhos registram a paisagem, meu coração comove-se e minha alma me dá sabedoria. 
  Caída, a cibipiruna norteou um de seus galhos para cima, para isso suas raízes tiveram de fixar-se com mais força. Outros galhos surgiram, imitando o galho mestre, rumo às alturas, enquanto o tronco grosso, caído, alimentava as raízes. 
  Ereta a goiabeira continuou com os mesmos galhos, sem nem mesmo nascer algum broto. Uma erva de passarinho fixou-se em um dos galhos e ali tomou conta. Foi se alastrando aos poucos, apoderando-se dos galhos, infiltrando-se dia-a-dia na seiva e vivendo como hospedeira, criando folhas “quase” iguais às da goiabeira. Tomou conta de uma grande parte da árvore. 
  A cibipiruna floresceu dourada. Olhá-la em uma tarde de outono é um deleite para os olhos e para a alma.     A brisa faz com que as flores caem como gotas de ouro, uma chuva de otimismo, de perseverança e de superação.
  A goiabeira mesmo ereta está fragilizada, a maioria de seus galhos está sem folhas, pois ao tirar a “praga” da erva de passarinho quase nada restou, apenas poucas folhas que teimaram em continuar “mostrando” que a árvore é uma goiabeira.
  A cibipiruna mesmo caída se refez, e se mostrou em trajes de gala para dançar a valsa da superação. A goiabeira ficou despida do orgulho, nem mesmo floresceu e, com isso, não frutificou. Está quase nua.
Na dança da vida até mesmo as árvores podem nos ensinar qual música seguir, qual ritmo dançar. 
A cada dia aprendo um pouco mais, basta olhar a natureza. 



Rita Elisa Seda 
Sítio Nhá Chica, 
26 de março de 2013



Convite

Lançamento

Rita Elisa Seda

NHÁ CHICA - MÃE DOS POBRES








Este livro é o resultado de uma grande pesquisa sobre a escravidão no 
Brasil e a vida da ``Santinha de Baependi´´ com fatos inéditos de sua
caminhada de santidade.
Vale a pena percorrer os caminhos de DEUS na vida humilde de uma neta
de escrava e filha de ex-escrava que soube servir a DEUS em sua
simplicidade promovendo o Reino de DEUS no meio dos Homens.





Dia: 13 de abril, Sábado
Hora:19h30
Local: Anfiteatro da UNIVAP - Rua Tertuliano Delphim Jr, 181
   Jd. Aquárius , SJC – SP.
   
Com exposição de objetos e documentos de época.

  Existe um momento na vida da gente, que sentimos a necessidade de ouvir o inaudível; temos que parar, cessar a correria, e acalmar “a alma”.
  Foi com essa determinação, que aceitei o convite para escrever essa biografia. Saí a campo, pesquisei, e depois fui para o alto da montanha; fiquei reclusa no sítio que, por incrível que pareça, tem o nome “Nhá Chica”; lugar que amo.
  E, foi lá, cercada de verde, ouvindo o desabrochar das flores, o cair das folhas, o som do orvalho beijando a natureza... que consegui escrever o livro.
  Longe da tecnologia, da Internet, da TV e com o celular inoperante, na maioria dos dias. Assim, me joguei de corpo e muito mais de alma, na confecção desse livro que, me ajudou a entender um pouco mais a respeito de minha passagem por este mundo.
  Agradeço à todos que colaboraram com o livro. Amigos conhecidos e, até mesmo, desconhecidos.    Todos unidos pela presença santa de “Nhá Chica.
  Não é por acaso que ela está sendo beatificada no ano da Fé.

Convido para estarem comigo nesta noite de lançamento, todos que quiserem conhecer um pouquinho da vida de “Nhá Chica: Mãe dos Pobres”.

Rita Elisa Seda

Publicidade

Ivani Izidoro


A origem do vinho: 

uma lenda judaica

  Quando a pomba não voltou, Noé viu que o dilúvio tinha acabado. Era o “segundo mês, aos vinte e sete dias, a terra estava seca.
   Yaveh  disse a Noé:
  - Sai da arca, tu com tua mulher e teus filhos e as mulheres de teus filhos. Todo o animal que está contigo,  toda a carne, ave, gado, todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze-os fora contigo; povoem abundantemente a terra, frutifiquem e se multipliquem.”
  Assim, Noé  tendo recebido as bênçãos do Todo Poderoso e com o dom  suas mãos espalmadas   tornou-se  um grande  agricultor .  
  Em tempo de recomeço, todos  davam  graças ao Senhor, viviam felizes e Yaveh vendo a alegria novamente na terra, disse a Noé:
  - É agradável aos meus olhos a alegria dos homens. Por isso, receba as sementes da parreira, fruta criada no Paraíso para ocasiões de festa pois, traz a saúde da alegria e do coração! Não esqueça: deve cuidar da plantação da vinha  sozinho.  
  Noé recebeu as sementes dos anjos, escolheu   um local especial e iniciou os preparativos para a plantação.          
    Lúcifer, o anjo mau, como tudo observa e não quer o bem dos amados por Yaveh, resolveu acabar com a alegria  e apareceu para Noé:     
  - Noé, Noé, o Senhor vê o seu esforço! Venho para ajudá-lo!  
  - Devo plantar tudo sozinho, esta foi a recomendação do Todo Poderoso!
   Mas, a maldade não desiste fácil; ele  esperou e quando Noé plantou todas as sementes, disse:
  - Muito bem, Noé! Eis que fizeste a vontade do Senhor!  A plantação da vinha esta feita! Descansa e deixe  para os anjos de Yaveh aguarem para você!
  Noé acreditou nele, achou  realmente ter feito a vontade do Senhor ao plantar todas as sementes sozinho  e deixou-o aguar.
   Lúcifer no primeiro dia  matou um leão,  retirou dele todo o sangue e molhou a parreira. No segundo dia, aguou a com o sangue de um macaco e no terceiro dia aguou com o sangue de um cordeiro  .
  A parreira cresceu, mostrando a beleza de suas folhas desenhadas e da maravilhosa arquitetura de seus frutos presos em uma pequena haste. Seus frutos  foram retirados e foi inventado a bebida chamada vinho.
  Durante a noite, o anjo mau fermentou a bebida e tendo a certeza do estrago feito no  presente de Yaveh, foi  embora  feliz.
  Ao amanhecer,  Noé  bebeu do vinho, embebedou-se e  ficou nu no meio de sua tenda.
  Canaã  viu, saiu caçoando e contando da nudez de seu pai  aos seus irmãos - Sem e Jafé. Estes, não riram, ao contrário, correram para  cobrir o pai e o colocaram para dormir.
  Noé quando acordou no outro dia e soube do acontecido, foi o primeiro pai a amaldiçoar o seu filho.  Canaã não só foi amaldiçoado, como foi colocado de escravo aos outros irmãos, fazendo  surgir a escravidão na humanidade.
  Yaveh  ficou muito triste e fez silêncio.
  O vinho a bebida perfeita tinha sido corrompido, agora só poderia ser consumido com muita, muita sabedoria.
  Dizem que até hoje, a alegria do anjo mau é imensa quando os homens abusam do vinho. Pois, conseguiu estragar a bebida da alegria, presente de Yaveh e pior: tirar a natureza do homem! Bêbados os homens ficam: agressivos  co-mo um leão; fazem macaquices como um macaco e ou ficam mansos como um cordeiro.





Verdade ou não verdade!? 
É lenda.





ivaniizidoro@homail.com


Curiosidade:

 Algumas versões desta lenda dizem que a parreira também foi aguada com o sangue do porco, por isso alguns bêbados perdem o controlem do corpo.

Saúde Bucal


Cuidados essenciais com as 

próteses totais (dentaduras)


 Uma das principais coisas que você precisa enfrentar com a nova dentadura é aprender a comer, no início, o paladar e a percepção de temperatura podem ficar ligeiramente alterados, devendo-se tomar cuidado com bebidas quentes para evitar que queime a boca.
 Comece pelos alimentos macios, como peixes, ovos, carne moída e vegetais cozidos.
 Mastigue devagar usando os dois lados da boca , isso ajuda  a evitar o deslocamento da dentadura e permitir que você se habitue com elas mais rapidamente.
 Corte os alimentos em pedaços pequenos.
 Não apenas a gengiva precisa se adaptar à denta-dura, mas também a sua língua e os músculos faciais.
 Não se preocupe se perceber que está com mais saliva na boca do que antes, trata-se de uma reação natural.
 Talvez apareça alguns pontos feridos onde a dentadura entra em atrito com a gengiva. Se a irritação persistir por mais alguns dias, você deverá retornar ao consultório para o dentista fazer novos ajustes e se preciso, receitar um medicamento para curar os ferimentos.
 Nos primeiros dias, usar a dentadura o maior tempo possível, mas recomendamos que a remova à noite, permitindo assim que sua gengiva descanse e sua boca permaneça saudável.
 Alguns pacientes têm dificuldade em pronunciar alguns sons, pode-se praticar a falar algumas palavras difíceis, que tenham sons de ‘S’ e ‘F’, e ler livro e revista em voz alta.
 Em média, as dentaduras duram de 4 a 5 anos, depois disso, o melhor seria  trocá-las, pois com o tempo as próteses vão ficando com os dentes muito gastos, prejudicando a mastigação, criando rugas prematuras, os lábios ficam intruídos, a pessoa começa a ter dor na articulação temporo mandibular.
 Deve-se tomar cuidados adequados para que durem mais tempo, como lavá-las com escova bem macia e creme dental, não usar bicarbonato de sódio, nem alvejante, nem qualquer outro produto que poderá criar ranhuras, mesmo que seja microscópicas, evitando-se o acúmulo de bactérias.
 Existe nas farmácias, pastilhas limpadoras de pró-teses; coloca-se a pastilha num copo de água morna, deixando a dentadura de molho na solução efervescente durante 5 minutos. Este limpador é simples e eficaz.
 Faça-nos uma consulta, para avaliação de suas próteses.
                                                                                                              Dra. Vera Tenguan


Tratamento  Ortodôntico















1-  O que é tratamento ortodôntico?
É um tratamento que tem como objetivo corrigir o mau posicionamento dentário e/ou estruturas ósseas, trazendo um perfeito equilíbrio dento facial ao paciente. A escolha do aparelho a ser utilizado (fixo ou removível), dependerá do tipo de problema a ser corrigido.
2-  Quando procurar um ortodontista?
Não existe idade mínima, mas recomenda-se que as crianças sejam levadas para a consulta inicial com o ortodontista a partir do início da dentição de leite, por indicação de outro profissional ou por dúvida dos pais.
3-  Existe limite de idade para utilizar o aparelho ortodôntico?
Não, desde que haja a avaliação de um ortodontista. Além de corrigir a posição dos dentes, este auxiliará outras especialidades na obtenção de bons resultados.
4- Quais são os tipos de tratamento ortodôntico?
Os tratamentos ortodônticos podem ser divididos em:
Preventivo: Tem por finalidade evitar a instalação de má-oclusões, por exemplo, removendo hábitos como sucção de dedo ou colocação anormal da língua entre dentes.
Interceptativo: Visa a correção de má-oclusões mais simples, evitando o aparecimento de problemas mais acentuados.
Corretivo: Tem o objetivo de tratar má-oclusões já
instaladas, geralmente mais graves, utilizando aparelhos mais complexos.
Pré-protético: Tem por finalidade a movimentação de alguns dentes para possibilitar a confecção de próteses, implantes, etc.
Orto-cirúrgico: Corrige problemas mais severos de má-oclusão, associando Ortodontia à Cirurgia nos ossos da face.
5- Como manter o resultado do tratamento?
Deve-se utilizar as concentrações conforme a orientação do Ortodontista.
Contenções: Removíveis ou fixas, são aparelhos passivos que visam manter o resultado do tratamento, evitando que os dentes saiam da posição correta.
6- O que é necessário para iniciarmos o tratamento ortodôntico?
São solicitados exames auxiliares como a documentação ortodôntica (radiografias, fotografias e modelos) para o profissional ter condições de realizar um correto diagnóstico e plano de tratamento.
7- Qual a duração de um tratamento ortodôntico?
O tratamento depende da severidade do problema, da idade, da resposta biológica do paciente e de sua colaboração.
8- Por que procurar um especialista?
O especialista é o profissional capacitado a executar o tratamento de forma segura.

Fonte:CRO 
















www.odontologiaveratenguan.com.br

















Mensagem


Superando Desafios






















 Um milionário promove uma festa em uma de suas mansões e em determinado momento, pede que a música pare e diz, olhando para a piscina onde cria crocodilos australianos:
- Quem pular na piscina, conseguir atravessá-la e sair vivo do outro lado ganhará todos os meus carros. Alguém se habilita?
Espantados, os convidados permanecem em silêncio e o milionário insiste:
- Quem pular na piscina, conseguir atravessá-la e sair vivo do outro lado ganhará meus carros e meus aviões. Alguém se habilita?
O silêncio impera e, mais uma vez, ele oferece:
- Quem pular na piscina, conseguir atravessá-la e sair vivo do outro lado ganhará todos os meus carros, meus aviões e minhas mansões.
Neste momento, alguém salta na piscina.
A cena é impressionante. Luta intensa, o destemido se defende como pode, segura a boca dos crocodilos com pés e mãos, torce o rabo deles. Nossa!!! Muita violência, muita emoção. Parecia filme do “Crocodilo Dundee!” Após alguns minutos de terror e pânico, sai o corajoso homem, cheio de arranhões, hematomas e quase despido.
O milionário se aproxima, parabenizá-o e pergunta:
- Onde deseja que entregue os carros?
- Obrigado, mas não quero seus carros. Estou bem com o que tenho.
Surpreso, o milionário pergunta:
- E os aviões, onde quer que lhe entregue?
- Obrigado, mas não quero seus aviões. Aliás, tenho pânico de altura!
Estranhando a reação do homem, o milionário pergunta:
- E as mansões?
- Eu tenho uma bela casa, não preciso das suas. Pode ficar com elas. Não quero nada que é seu.
Impressionado, o milionário pergunta:
- Mas se você não quer nada do que ofereci, o que quer então?
- Apenas encontrar o imbecil que me empurrou na piscina!!!
Moral da Estória: 
Somos capazes de realizar muitas coisas por nós mesmos, que sequer julgamos capazes. Às vezes, precisamos apenas de um empurrãozinho...

A ALMA DO MUNDO

Quando você conseguir superar problemas graves não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida.
Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na benção de Deus que permitiu a cura.
Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.
Uns queriam um emprego melhor; outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos; outros, ter pais.
Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.
Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo; outros, apenas o necessário.
Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior.
A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
A sabedoria superior tolera, a inferior julga;
a superior alivia, a inferior culpa;
a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!

Você Sabia?


29 de Abril

DIA INTERNACIONAL 
DA DANÇA


O Dia Internacional da Dança é comemorado no dia 29 de abril, o CID (Comitê Internacional da Dança da UNESCO) instituíu essa comemoração em 1982. Essa data foi escolhida devido ao nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), ele ultrapassou os princípios gerais da dança do seu tempo para enfrentar problemas em relação a execução da obra. Sua proposta era incluir a expressividade e sutileza no desenvolvimento dos passos.
Noverre se destaca na história da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o ballet de sua época, “Letters sur la Danse”.
Por coincidência, no Brasil a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade muito importante: Maria Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em São Paulo (1971), para inaugurar no Brasil a nova maneira de se fazer e apreciar a dança.
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço para mobilização deste assunto, com objetivos de aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral.




Música



Canção da terra
















Teatro Mágico

Tom - C


C                         G/B
Tudo aconteceu num certo dia
                Dm
Hora de Ave Maria
                  Am   G
O Universo viu gerar
C                            G/B
No princípio, o verbo se fez fogo
                    Dm
Nem Atlas tinha o Globo
                   Am   G
Mas tinha nome o lugar

Refrão:

    C  G/B    Dm   Am  G      C  G/B  Dm   Am  G
Era Terra,     Terra,          Terra,   Terra,

C                       G/B
E fez o criador a Natureza
                    Dm
Fez os campos e florestas
                     Am  G
Fez os bichos, fez o mar
C                       G/B
Fez por fim, então, a rebeldia
                  Dm
Que nos dá a garantia
                 Am  G
Que nos leva a lutar
      C  G/B Dm  Am G    C  G/B    Dm   Ab7/9
Pela Terra,   Terra,      Terra,     Terra
C                         G/B
Madre Terra, nossa esperança
                       Dm
Onde a vida dá seus frutos
                     Am G/B
O teu filho vem cantar
C                          G/B
Ser e ter o sonho por inteiro
                      Dm
Sou Sem Terra, sou guerreiro
                   Am  G
Com a missão de semear
   C  G/B  Dm   Am  G/B    C  G/B  Dm   Am  G
A Terra, Terra,         Terra, Terra
C                     G/B
Mas, apesar de tudo isso
                      Dm
O latifúndio é feito um inço
              Am  G/B
Que precisa acabar
C                        G/B
Romper as cercas da ignorância
                    Dm
Que produz a intolerância
                    Am  G/B
Terra é de quem plantar
  C  G/B  Dm   Am  G/B    C  G/B  Dm   Am  G
A Terra, Terra,         Terra, Terra

Bicho de Estimação


Este é o KIKO da 

raça Spitz cão do 

mês da Tobby Pet


O Spitz Alemão é um cão compacto e ativo, com um denso e macio sub-pelo, de caráter alerta e expressão inteligente. É alegre e amigo, sempre muito curioso. É extrovertido e companheiro. Adora companhia e está sempre muito bem humorado.
Não é um cachorro insistente, é muito tranquilo, o que o torna um grande companheiro. Elegante, o Spitz Alemão é considerado uma raça muito inteligente.
O Spitz Alemão aprende com facilidade, gosta de aprender e considera o treinamento uma grande brincadeira.
A raça tem 5 variações em relação ao tamanho:
Spitz Alemão Anão ou Lulu da Pomerânia: até 22 cm;
Spitz Alemão Pequeno, até 29 cm;
Spitz Alemão Médio, de 30 a 38 cm;
Spitz Alemão Grande, de 42 a 50 cm; e
Spitz Alemão Gigante de 50 a 60 cm.

Receita Culinária

Torta Biscoito, Caramelo, Chocolate










Ingredientes:


· 180g de margarina
· 03 colheres (sopa) de chocolate em pó
· 04 colheres de sopa de açúcar mascavo
· 1 1/2 xícara de farinha de trigo
· 1/2 xícara de açúcar
· 02 latas de leite condensado
· 300g de chocolate ao leite picado
· 200g de creme de leite

Modo de Preparo:


Junte 100g (reserve os outros 50g) de margarina com o açúcar mascavo e bata bem até que fique um creme uniforme. Acrescente a farinha de trigo e o chocolate. Misture até ficar homogêneo. Acomode a massa numa forma de 20cm com fundo removível forrada com papel manteiga e pressione bem. 
Asse no forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.     Essa é a primeira camada da nossa torta (biscoito, caramelo, chocolate).
  Em uma panela, misture 50g de margarina e o açúcar e cozinhe mexendo sem parar até caramelizar. Quando estiver um caramelo, ponto de guaraná, adicione o leite condensado e continue mexendo até ficar em ponto de brigadeiro. Despeje a mistura sobre a massa assada. Essa é o meio da torta.
  Para a parte de cima da torta, derreta o chocolate, misture o creme de leite e mexa bem. Acomode por cima das outras partes já preparadas e na forma. Leve à geladeira por aproximadamente 6 horas.
Após esse tempo é só desenformar e servir!