terça-feira, 16 de agosto de 2011

DICAS


Férias? Hora de revisar o carro

Julho é mês de férias todo mundo querendo fugir da cidade e descansar. E o seu carro

está preparado para te levar até o tão merecido descanso? Será que ele não
será a primeira dor de cabeça de suas férias?

  Dicas importantíssimas para você verificar no seu carro antes de viajar (mesmo depois de levar seu carro no seu mecânico de confiança)
  O primeiro passo para uma revisão de boa viagem é conferir os documentos, tanto do carro como os seus. Verifique se o IPVA está pago, sua carteira de motorista está em ordem, ambos sem rasuras e dentro dos prazos. Muita gente não presta atenção nestes detalhes e podem ter grandes problemas caso parem em blitz de rotina da Polícia Federal.
  O segundo é escutar o frentista do seu posto de gasolina favorito: “água e óleo tá tudo certinho doutor?”   Uma viagem normalmente exige muito do carro, sendo assim verifique o nível do óleo e água do radiador. Caso seu carro possua direção hidráulica, verifique o nível de óleo do reservatório específico. Caso o veículo tenha mais de 25.000Km revise também o nível de óleo da caixa de câmbio.
  Já que você trocou o óleo do carro, aproveite e troque os filtros. Eles são muito baratos e manterão seu carro rodando sem impurezas. O filtro de ar normalmente é trocado a cada 10.000km, mas se você comprou o carro usado e não sabe quando foi a última troca, troque agora mesmo. Já o filtro do óleo é trocado a cada 10.000km ou na segunda troca de óleo. Por fim, o filtro de combustível deve ser trocado a cada 15.000km, mas com a péssima qualidade de combustível que estamos acostumados no Brasil o ideal é trocar antes de longas viagens, pois a gasolina quando se acumula no fundo do tanque tende a formar uma crosta grossa, e se o seu carro for flex e você quiser poupar na viagem e utilizar álcool ele fará com que esta crosta se solte, entupindo o filtro, queimando a bomba de combustível e causando danos sérios ao motor.
  Verificado todos os óleos e filtros é o momento de pensar na hora de parar. Verifique o estado das pastilhas de freio e dos discos de freio. Feito toda a verificação verifique o nível do fluído de freio. Mas lembre-se, este fluído não deve vazar, portanto se o nível estiver baixo pode ser que suas pastilhas estejam desgastadas e precisam ser trocadas.
  Verifique as correias de seu veículo, principalmente a correia dentada e seus rolamentos. Uma quebra de correia poderá causar um grande custo para ser arrumado, além de que poderá causar um acidente.
  Você também deve revisar as velas e cabos de vela de seu carro. O ideal é verificar ambos a cada 30.000Km.

MUITO IMPORTANTE
  Não deixei de fazer a revisão do estado de todos os pneus do carro, inclusive do estepe. Se estiverem em bom estado você só precisa se preocupar com a calibração correta. Caso o carro esteja cheio os pneus terão uma calibragem diferente do que se ele estiver vazio. As medidas de pressão também variam de aro para aro, portanto verifique o manual do veículo ou então consulte uma borracharia de confiança. Se você notar que existe trepidação no volante tanto em altas como em baixas velocidades você deve verificar o balanceamento e a geometria do seu conjunto roda pneu. Este sintoma também pode identificar que alguma roda esteja torta ou seu pneu esteja com problemas. Quem fizer esta verificação de alinhamento e geometria poderá verificar também o estado de sua suspensão, se todos os parafusos estão corretamente apertados e se molas e amortecedores ainda estão cumprindo com as suas funções corretamente.
  Verifique também a parte elétrica do veículo. Faróis, sinaleiras, bateria, fusíveis, todos devem estar funcionando perfeitamente.
  Por fim revise as palhetas dos limpadores do veículo. Além disso, aproveite e complete o reservatório de água do limpador.
  Feito isso você terá grandes chances de prosseguir com uma ótima viagem. E para o passeio ficar completo segue uma lista de itens que você não deve esquecer para completar em 100% a sua viagem:
  Revise os cintos de segurança.
  Verifique a data de validade do extintor de incêndio do carro.
  Veja se você possui macaco, chave de roda e triangulo luminoso dentro do veículo e todos funcionando corretamente.
  Complete o tanque do veículo, nunca se sabe como será a viagem.
  Durma bem na noite anterior a viagem.
  Não obstrua a visão dos espelhos (principalmente o interno) com bagagem.
  Escolha uma boa trilha sonora.
  Se todos os itens acima estiverem em ordem, você terá um ótimo início de férias.
  Pessoal cuidado nas estradas, não beba, respeite a sinalização (principalmente o limite de velocidade) e não arrisque a sua vida ou a de outros. Carro revisado e motorista responsável é o caminho certo para um bom descanso. Boas férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário