quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Saúde Bucal


Orientações de Saúde Bucal
















IMPLANTE DENTAL

Constitui basicamente da introdução cirúrgica de um parafuso de titânio no osso maxilar ou mandíbula. Este parafuso substitui a raiz do dente, por isso é chamado de “raiz artificial”. É nele que se fixa a prótese dentária.
O implante proporciona conforto e eficiência na mastigação e na fala de forma bastante similar aos dentes naturais, além de devolver beleza ao sorriso e qualidade à saúde bucal.
PARA QUEM É INDICADO O IMPLANTE?
Você é um candidato ideal caso:
· Esteja faltando um ou mais de seus dentes
· Seu crescimento maxilar esteja completo
· Sua prótese removível não esteja confortável e/ou esteticamente adequada
· Sua prótese o deixe inseguro
· Tenha dificuldade na mastigação
· Necessite de auxílio nos movimentos dos tratamentos com aparelhos ortodônticos.
Finalidade do implante:
· Recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso, preenchendo espaços de dentes ausentes, condenados ou próteses removíveis e fixas, quando por algum motivo não agradam ao paciente
· Melhoria na qualidade da mastigação: com implante, a sobrecarga em dentes remanescentes diminui
· Frear a reabsorção óssea: o osso alveolar sustenta os dentes para permitir a mastigação. Quando a pessoa perde um ou mais dentes, esse osso perde sua função e é reabsorvido pelo organismo. Ocorrendo a reabsorção, as conseqüências estéticas e funcionais debilitam progressivamente a mastigação e a arcada dentária.
Fases do implante:
· Exames clínicos e diagnóstico: Nessa fase será avaliada a sua história clinica e efetuados os exames complementares.
· Cirurgia para instalação de implante: É um processo simples e particular a cada tipo de tratamento e paciente. Iremos orientar você sobre cada passo desse processo.
· Pós-operatório: A recuperação de um implante dentário é muito rápida.
Informaremos todos os procedimentos para que a sua recuperação ocorra de forma eficiente e sem dor. Se necessário, receitaremos medicamentos para ajudar na recuperação. É fundamental que o paciente siga à risca todas as instruções passadas.
· Moldagem, confecção e instalação da prótese dentária: Podem ser feitas imediatamente após a instalação dos implantes ou de 3 a 6 meses após a fase cirúrgica, dependendo do tipo de osso e do local do implante.
· Manutenção e higienização bucal: A manutenção a higienização adequadas são fundamentais para o sucesso do implante. Orientaremos qual é a melhor forma de você cuidar de sua prótese. Mas vale lembrar que uma correta higienização bucal e visitas periódicas ao dentista são essenciais.
Dúvidas frequentes: É um tratamento doloroso? Em todo processo, nossa preocupação é com o bem-estar do paciente. Apesar dos medos geralmente associados à imagem do dentista, a verdade é que a odontologia moderna dispõe de meios muito avançados para fornecer ao paciente um tratamento de primeira qualidade e sem dor, tanto na colocação dos implantes como nos dias seguintes ao procedimento.
Quais são os resultados?
Os resultados de implantes são estáveis. Mais de 93% dos casos são concluídos com sucesso. Uma boa higiene bucal e consultas de manutenção são essenciais para o bom funcionamento da prótese.
Quanto tempo dura o tratamento?
O tempo de duração do tratamento depende do caso de cada paciente. Iremos informar você após avaliarmos seu caso.


Dra. Vera Tenguan
crosp 42.020




Nenhum comentário:

Postar um comentário