quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ivani Izidoro


Pinheirinho ecológico






Em nossa cidade, não faz muito tempo, vivênciamos o que faz o descaso e a arbitrariedade: o  loteamento clandestino chamado Pinheirinho criado em anos, foi varrido de sua  existência  geográfica  em dias! 
Como no Pinheirinho, o lago Pararangaba do Pousada do Vale, sem aviso prévio,  foi exterminado!
Apesar de ter sido avisada por Dona Tereza, nossa ecologista artesã, só consegui ir ao lago  quando não tinha mais o que ser feito:  os meus amigos Caxinguis já tinham sido mortos pelos cachorros ou levados para serem comidos.  



Mas, se foi triste presenciar a  chacina dos animais de um lago que já foi rio, berço de muitas nascentes e casa de raras espécies, pior foi saber que o esvaziamento era  ação prevista no plano de revitalização da   Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Campos, a cidade da tecnologia!
Inacreditável: limpar um lago como se limpa uma piscina é ação  revitalizadora! Só pode ser surto ambiental!
  Só em surto para esquecer  os cernes de toda preservação: habitat, diversidade e ecossistema.
 Onde ficou a educação ambiental, quando as crianças assistiram a  morte proposital dos animais, presenciaram  pessoas sádicas se divertindo e os chamando a usar aves indefesas de tiro ao alvo?
  Como falar de paz, quando adultos atiçam  seus cachorros a matar pelo simples prazer de caçar quem não pode se defender e não há punição?
 O que as crianças aprenderam quando comeram em suas casas: caxinguis bebes, peixes que se debateram sem água  e  patos presos na lama do esgoto?
Ditado velho e verdadeiro: A fala convence, mas o exemplo arrasta!
O Pinheirinho era um loteamento para pessoas sem teto, o nosso lago do Pararangaba, apesar da degradação e do esgoto,  era  moradia e refúgio para várias  espécies de animais e em especial  do CAXINGUI - NOSSO CASTOR BRASILEIRO.
No  Pinheirinho, houve movi-mento de desocupação e a sociedade foi mobilizada. Nossos animais não tiveram a mesma sorte, não foi pensado em dinheiro para removê-los e a morte de todos foi a solução mais econômica.
A sociedade já esqueceu das pessoas do Pinheirinho, mas a natureza nunca esquece e ela sempre devolve o que lhe é dado!
Na pura soberba de brincar de Deus, esquecemos: fazemos parte do ciclo da vida e temos uma única moradia coletiva insubstituível: o  nosso planeta.
No Pousada do Vale e bairros vizinhos constatamos esta verdade natural. Em consequência  direta  do esvaziamento do lago,  estamos   vivendo a invasão sem medida dos pernilongos.
No lugar do lago, formou-se  criadouro gigantesco para as famílias pernilongueiras e suas muitas gerações, loteamento  VIP -  com direito a lama de esgoto em céu aberto, lotes inteiros de poças de água   parada.
Nossos protetores naturais foram comidos ou mortos e agora,  para não sermos comidos pelos pernilongos ou exterminados pela dengue, gastamos e nos envenenamos com os inseticidas.



Já fazem algumas semanas que o lago foi destruído e confesso  que diante de tantos absurdos já estava acreditando que nada mais valia a pena .
Felizmente, entre as picadas dos pernilongos  e  ataques alérgicos causados pelos inseticidas,  achei a minha bandeira ecológica perdida no chão da minha alma.
 Ela me fez lembrar o que já há  muito tempo aprendi: quem silencia  também mata!

Ivani Izidoro
ivaniizidoro@hotmail.com   




Um comentário:

  1. É um crime o que fazem com uma das regiões mais bonitas de São José dos Campos, ficamos escondidos atras de uma empresa e poucos sabem o que acontece aqui!

    Júnior

    ResponderExcluir