sábado, 30 de abril de 2011

CONTANDO HISTÓRIAS - IVANI IZIDORO

     Feliz ALELUIA !!!


      Todos os anos, após o carnaval temos a quaresma , a semana santa e a esperada Páscoa!
  Ao contrário do que vejo hoje, no meu tempo de criança o sábado de aleluia (véspera do domingo de Páscoa) era mais esperado do que a Páscoa!
  Neste dia, tinha a cata de bala, moeda e a malhação do Judas! O dia iniciava com a procissão de ressurreição do Cristo participada pelos adultos às 5h da manhã e lá pelas 8h, começava a juntar criança de todo lugar. Não se sabia de onde surgia tanta criança se juntando ou se cruzando pelas ruas sem nenhuma rivalidade! Com o saquinho de papel na mão (saquinho plástico não existia), todos em caminhada pela vizinhança em total harmonia, tinham o mesmo refrão: aleluia! aleluia! A cada porta de comércio, o grupo parava e esperava até que o dono do lugar jogasse balas ou moedas. E então, era um tal de puxa aqui, empurra ali, cai no chão !
  Após a catança, vinha o refrão de agradecimento ao comerciante: DEUS-TE-AJUDE! DEUS-TE-PAGUE! DEUS-TE-AJUDE! DEUS-TE-PAGUE! Outra porta, outra parada e ALELUIA! Detalhe: quando o comerciante não jogava nada, recebia o refrão em coro afinado: Pão-duro-miserável! Pão-duro-miserável! (Fato raro de acontecer, pois a brincadeira era acompanhada da sina de ter miséria o ano todo – superstição para aquele que negasse doce as crianças). No final, todos voltavam para casa, vitoriosos com o saquinho cheio!
  No sábado também, era dia de socar o pilão: fazer paçoca!
  E, o dia só era completo quando alguém trazia o Judas – um boneco (muito feio) vestido com roupas velhas enchido com jornal, trapos, serragem e formando novamente grupos e além das crianças nesta brin-cadeira de malhar o Judas, participavam também os adolescentes e adultos.
  Toda a quaresma era tempo de oração, penitência e caridade e a quinta-feira/sexta-feira da paixão de Cristo eram dias guardados de luto! Não brincávamos na rua, as casas não eram varridas, não podíamos nem assoviar ou escutar músicas em volumes altos e o silêncio reinava nas casas como nas ocasiões de morte na família.
  Por isso, a espera e a alegria pelo sábado de aleluia! Este dia era a comemoração concreta do Bem que vence o Mal, da crença na salvação pela ressurreição. Da libertação da tristeza pela alegria! O domingo de Páscoa não era para ganhar ovos de chocolate (que a maioria de nós nem sabia que existia) era dia de missa, dia do almoço com toda a família: avós, tios, tias e contação, entre os primos, das façanhas do sábado.
  Como é pobre, comercial e sem aventura a Páscoa só do ovo de chocolate! Perde-se o verdadeiro sentido de VIDA NOVA!
  Eu quero muito mais!
  Quero viver a quaresma o ano todo e viver eternamente em sábados de aleluia !
  Eu sei, Desafio difícil!
  Mas, o prêmio é certo: muitas balas de presença de Deus, amor, paz e moedas de realização para o saquinho da minha alma !!

Feliz aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário