domingo, 17 de outubro de 2010

O dia das crianças

Francine Félix Rosa  nossa Capa de outubro, divertindo-se junto a uma das obras de arte do Parque da Cidade de São José dos Campos






Ser criança é viver sem se preocupar com o dia de amanhã, é estar alegre, triste e surpreso com tudo à sua volta. É sentir-se protegido, amado, valorizado, elogiado e acima de tudo ser alguém, e poder dizer: “ESSE SOU EU”. Mas hoje onde está essa infância perdida? Perdida pelas mazelas dos pais, que nas desavenças da vida olham só para si, e se esquecem que nossas crianças são nossos reflexos. Ser criança é ser um livro aberto com as páginas em branco esperando sua história ser escrita; escrita por seus pais, seus parentes, vizinhos e amigos, para que na sua juventude possa ter saudades de seus primeiros passos, suas primeiras descobertas, suas primeiras decepções. Quando relembro com meus filhos suas artes como criança, minha filha hoje com seus 25 anos me diz: “Mãe como foi bom aprender, brincar, chorar, brigar e viver sem compromissos com horas e trabalhos, a melhor fase de nossas vidas, da qual tenho saudades”; fico feliz que ela tenha saudades de sua infância.

Precisamos refletir porque nossa sociedade hoje deixa suas crianças serem adultas/crianças. Deixe-me explicar melhor porque digo adultas/crianças, – existem pais que se deixam levar pelas mazelas da vida e colocam na infância a responsabilidade de buscar novos horizontes levando-as cedo demais à trabalhar, e trabalhar na infância é um fardo pesado demais, pois exige tempo, responsabilidade e amor ao que se faz.
Hoje o Dia da Criança é uma data em que pais que são prósperos financeiramente compensam a sua falta dando presentes caros, enquanto os mais desprovidos aguardam atentamente os programas sociais do governo e das ONGs na distribuição de lanches e brinquedos, o que deveria ser feito todos os dias e não só nesta data. A data 12 de outubro deveria ser comemorada com reflexão e busca de soluções à todos que tentam amenizar o sofrimento da infância extraída.
fonte: http://www.promenino.org.br/
Edith Aparecida de Oliveira Vaz



Nenhum comentário:

Postar um comentário