quarta-feira, 7 de agosto de 2013



EDITORIAL

Estamos vivenciando algo histórico em nosso país, nas principais cidades do Brasil o povo está indo para as ruas reivindicar mudanças no modo de governar, demonstrando a insatisfação vivida a muitos anos. Tudo isso começou com a iniciativa dos jovens, de lutar por um país melhor para todos.
  Ser jovem é não ter cumplicidade negativa com o passado. É não se deixar contaminar pelos hábitos viciados de outras gerações.
  Ser jovem é viver com entusiasmo, semeando alegria com discerni-mento.
  A juventude é a primavera da vida, e jovem sem entusiasmo é como uma flor sem perfume, que tende a ser derrubada pelos primeiros ventos do inverno.
  Portanto, o jovem para ser feliz, deve erguer bem alto a bandeira da solidariedade, da fraternidade e da verdadeira liberdade, que é a paz da consciência tranqüila.
  Que todas as manifestações sejam baseadas na amizade, voltadas para um bem comum e para paz de toda nação.




Página 2 Visão Vale.............................................................

JOVENS E JOVENS

  A juventude, os jovens de modo geral, têm sido assunto constante nos noticiários atuais.
  Fala-se das jovens adolescentes que engravidam prematura-mente...
  De jovens perdidos no lodaçal dos vícios...
  De jovens que põem fogo em índios e mendigos...
 De jovens tresloucados, que se arrebentam em acidentes violentos nas competições ilegais, chamadas "rachas".
Quando lemos ou ouvimos tais informações, ficamos chocados com tantos desatinos e logo imaginamos o que será do futuro da Terra, se a juventude está perdida.
  Todavia, os olhos e ouvidos interessados, podem ler ou ouvir vez que outra, uma tímida notícia de jovens que se dedicam com fervor ao bem geral.
  São jovens cientistas premiados pelos esforços dedicados em busca de melhor qualidade de vida para enfermos anônimos...
  Jovens que se entregam de corpo e alma às artes, exaltando o bem e o belo.
  Com habilidade extraem sons melodiosos dos teclados...
  Com graciosidade cantam, dançam, fazem acrobacias nas quadras esportivas...
  Jovens saudáveis que dedicam o tempo a distrair e alegrar pessoas idosas e enfermas enclausuradas em velha natos...
  Adolescentes que se chocam com a miséria do próximo e envidam esforços para minorar-lhes o sofrimento...
  Tantos são os jovens que são arrimo da família. Que trabalham de sol a sol na lavoura, regando com o próprio suor a terra generosa de onde retiram o sustento...
  Jovens médicos que, com mãos hábeis, fazem cirurgias extraindo tumores dos corpos, sem deixar vazio o coração dos pacientes desesperados.
  Jovens que, apesar de conquistarem a fama, não se permitem a promiscuidade nem se prestam a promover produtos que incitam aos vícios nem aos desregramentos na área da sexualidade.
  Jovens que falam do Cristo e buscam viver Seus ensinamentos.
  Como podemos perceber, há jovens e jovens...
  Se o bem fosse mais divulgado, certamente seria imitado e adotado como postura por tantos jovens indecisos, inseguros, que acabam se decidindo pela maioria, ou pelo que pensam ser a maioria.
  Assim, tenhamos a certeza de que a juventude não está perdida e que o futuro já está acontecendo hoje, com essa força juvenil saudável e entusiasta, capaz de derrubar as estruturas apodrecidas da sociedade em que vive e fortalecer os costumes sadios e promissores vigentes.


Página 3 Visão Vale.............................................................


RITA ELISA SEDA

 Siga, mesmo que sem vontade, mas... siga. Olhe para os lados, encha os pulmões... siga. Não pare no caminho. Não se faça perguntas que não saberá responder. Apenas, siga.
Caminhe apenas, não corra. Caminhe! Se passarem por você e seguirem em frente, não desanime, não pense que está andando devagar, que precisa ‘apertar’ o passo. Caminhe!  Caminhando dentro de suas possibilidades vai chegar lá.
  Não pare! Não desista porque não sabe como é o fim do caminho, na verdade... ninguém o sabe! O fim é sempre eterno demais para que voltem. Então, siga!
  Muitos caminharam juntos e viram paisagens diferentes, alguns caminharam distantes e viram a mesma paisagem. Depende apenas do modo de olhar. Se fechar os olhos por alguns minutos encontrará os olhos de sua alma. Caminhe alguns segundos com os olhos da alma. Veja com eles. Perceba o invisível. Começando por você. Sua pele, sua respiração, sua pulsação... sim, o coração!
  Não tenha medo de se conhecer, de se aceitar, de ser seu melhor amigo. Caminhe!
  Abra os olhos e sinta-se novamente na estrada. Ajude o peregrino que mora em você. Ensine-o a escutar o inaudível: a folha que cai, a brisa movendo o capim, uma borboleta à procura da flor... seja regente dessa orquestra. No compasso da música celeste tenha o domínio de ser maestro. É só uma questão de harmonia, de ouvir a voz do silêncio.
  Não se perturbe com os desafios, ultrapasse-os, mesmo que pareçam intransponíveis, seja determinado, ande!   Pois o poder está no ato de caminhar. A pedra no caminho só ficará para trás se você caminhar. Não colha as pedras que jogam em você. Elas só irão pesar e atrapalhar seu ritmo de caminhada. Afinal, você só será atingido se deixar de caminhar.  Deixe as pedras para os tolos que fazem delas um banco para ficarem à beira do caminho.
  Caminhe... por dois anos, dez anos, oitenta anos... caminhe. Siga na estrada onde muitos já passaram.  Compartilhe sorrisos, abraços e cantigas. Acima de tudo, compartilhe o silêncio. O dom do peregrino é a capacidade de se camuflar na paisagem exterior enquanto segue em ritmo constante pela estrada em seu interior.
  Quando, ao passarem por você, não acenarem, nem o chamarem, muito menos conversarem, saiba, que aprendeu a grande lição do caminho, passou a ser, apenas, peregrino da alma.





Rita Elisa Seda
www.palavrasdeseda.blogspot.com







Página 6 Visão Vale...................................................


IVANI IZIDORO

A lenda do rosário


  Na época medieval, é histórico que os monges tinham o costume  de recitar diariamente todos os Salmos da Bíblia.
  Em um tempo onde aprender a escrever e ler não era direito para todos,  a maioria do povo era analfabeto e a recitação era exclusiva dos monges.   Um momento de oração muito admirada pelos leigos ou seja, pelos fiéis e por pessoas prestadores de serviços nos conventos, como: jardineiros, faxineiros, cozinheiros, etc.
  Conta a lenda haver entre eles, um muito piedoso, fervoroso em sua fé e que  depois do seu trabalho ia todos os dias até a capela para rezar.
Na capela, ajoelhado na frente da imagem da Virgem Maria, para saudá-la, não sabendo ler a Bíblia e muito menos recitar os Salmos passou a recitar 150 Ave Marias (o número  dos  Salmos).
  No dia seguinte pela manhã, como de costume, todos os monges iam até a capela para suas orações e qual era a surpresa de todos encontrarem-na envolvida pelo aroma de rosas recém-cortadas, belíssimas, adornando o vaso de frente a imagem da Virgem Maria.
  Como as rosas não eram do jardim do Convento, curiosos, buscaram descobrir quem adornava o altar de forma tão bela e perfumada. Perguntaram, observaram e  não encontraram nenhuma resposta.
  E, assim foi durante um tempo, até quando o leigo ficou muito enfermo.   Doente, não pode mais ir a capela e as rosas desapareceram. 
  Os monges deduziram ser o leigo, o responsável.  Mas de onde ele trazia e como fazia isto, se trabalhava o dia todo e ninguém o via sair do Convento?
 O mistério foi solucionado quando em uma noite, encontraram o leigo ajoelhado aos pés da Virgem Maria e espantados presenciaram  que a cada Ave Maria recitada aprecia no vaso uma linda rosa.
  Diz a lenda que depois que o leigo terminou as 150 Ave Marias, caiu morto aos pés da imagem.



Verdade ou não verdade?
É lenda!


Ivani Izidoro
ivaniizidoro@hotmail.com




Página 4 Visão Vale...................................................

Comunidade Magnificat

Está chegando o grande dia! A Juventude se prepara para receber `` o mundo inteiro´´ no Rio de Janeiro. Comunidades se aprontam, grupos se formam, a igreja se mobiliza para esse evento que vai marcar positivamente a história de todos nós que somos da igreja Católica Apostólica Romana.
Temos nos deparados com a triste realidade de uma juventude que cada vez mais tem se afastado de DEUS e de seus projetos, jovens que tem se desgastado na busca de algo que os preencha e nesta busca desenfreada acabam se machucando por buscarem em lugares errados, em situações equivocadas, em momentos impróprios e essas feridas que se formam em nossa juventude acabam gerando adultos incapazes de ter posturas equilibradas e por esse motivo temos visto uma sociedade que a cada dia se mostra egoísta, intransigente que tem como meta somente o ter deixando de lado o ser.
Nesse mês quero falar direta-mente aos nossos jovens, não será somente um evento em meio a tantos que serão realizados aqui no Brasil, não será também um encontro de culturas diferentes ou um encontro com um líder religioso de expressão, precisamos deixar bem claro que será um tempo de profundo encontro com DEUS e históricamente quando acontece um encontro profundo com o SENHOR tudo muda, as estruturas se abalam e algo novo acontece.
Convido então a toda juventude a se preparar para tudo aquilo que DEUS quer e vai realizar neste encontro, na vida de cada um de nós. Em cada homilia, em cada catequese, em cada palavra e principalmente em cada gesto do Papa Francisco, DEUS vai se revelar e nos formar. Por esse motivo estejam com o coração aberto e com toda certeza a graça de DEUS vai realizar grandes coisas em toda a juventude brasileira e em todo o mundo.
A Comunidade Magnificat estará presente na JMJ com um grupo que passará a semana toda no Rio de Janeiro e um outro grupo que parte no final de semana para a vigília com o Papa.
Que DEUS abençoe grandemente a nossa juventude que vai fazer acontecer algo novo e belo em nossa igreja e em nossa sociedade.










Jornada Mundial da Juventude


É um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1985, que consiste na reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
  Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua última edição, em Madrid em 2011, reuniu cerca de três milhões de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.", João Paulo II.


“Ser Jovem”


A juventude não é um período da vida: ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto. Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos; envelhecemos porque abandonamos o nosso Ideal. Os anos enrugam o rosto; renunciar ao Ideal, enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte. Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: e depois? Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida. És tão jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença; Tão jovem quanto a tua confiança em ti e a tua esperança, Tão velho quanto o teu desânimo. Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom, grande. Receptivo às mensagens da natureza, do homem, do infinito.



Página 9 Visão Vale...................................................

Saúde Bucal

Ortopedia Funcional dos Maxilares


Especialidade da Odontologia que trata as má oclusões e os distúrbios crânio mandibulares, por meio de diversos recursos terapêuticos que visam o equilíbrio morfofuncional do Sistema Estomatognático.
Associa o equilíbrio ósseo, muscular e oclusal ao bom desempenho das funções de mastigação, deglutição, respira-ção e fonoarticulação.
A função faz a forma e a forma permite a realização da função.
A Ortopedia Funcional (O.F.M.) age de maneira preventiva e corretiva. Pode atuar desde os primeiros anos de vida da criança, através de orientações sobre amamentação, transição alimentar e prevenção de hábitos deletérios. Na infância, adolescência e fase adulta, utilizando Apare-lhos Ortopédicos Funcionais dos Maxilares e outras técnicas especializadas.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares faz uma abordagem do paciente como um todo, permitindo assim uma interação entre as várias áreas da saúde: Odontologia, Medicina, Fisioterapia e Fonoaudiologia, identificando causas e lesões de compensação interligadas.
O diagnóstico das alterações na oclusão é obtido através de análises radiográficas e clínicas que vão avaliar o crescimento e o desenvolvimento das bases ósseas, musculares e articulares do Sistema Estomatognático, direcionando um protocolo de tratamento para cada paciente.
A O.F.M. atua nas diversas alterações, que seguem:
- Falta de espaço para erupção dos dentes permanente;
-Arcadas estreitas e atresiadas;
- Diastemas localizados ou generalizados (espaço entre os dentes);
- Apinhamento dental;
- Bruxismo (ranger de dentes durante o sono);
- Problemas de ATM (estalo, zumbido, deslocamento,dor)
- Mordida aberta
- Mordida cruzada anterior e posterior
- Retrognatismo mandibular (queixo pequeno).
A O.F.M. pode diagnosticar prevenir e tratar disfunções que poderiam interferir nos resultados de reabilitações dentais realizadas pelos colegas Cirurgiões Dentistas.
Retrações gengivais, mobilidades, inclinações, perdas de espaço, extrusões e intrusões dentais, diastemas e fraturas parciais ou totais de elementos dentários podem estar relacionados com força excessiva mastigatória e de deglutição inadequados.
A Interação multidisciplinar realizada com ética e respeito significa qualidade na Odontologia.

fonte do texto: CRO-SP





Página 10 Visão Vale...................................................

Receita


Cheesecake sem Massa


Ingredientes

• 1 lata de leite condensado (395gr)
• 3 gemas peneiradas
• 2 xícaras de chá de queijo minas amassado com um garfo (290gr)
• 3 claras batidas em neve
• 200gr de goiabada derretida em ¼ de xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

  Em um liquidificador, coloque 1 lata de leite condensado, 3 gemas peneiradas e 2 xícaras de chá de queijo minas amassado e bata bem até formar uma mistura homogênea.
 Transfira a mistura para uma tigela, adicione 3 claras batidas em neve e misture delicadamente.
  Em uma fôrma redonda (20 cm de diâmetro X 7 cm de altura) untada e enfarinhada, coloque a massa de queijo feita acima e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar.
  Desenforme, cubra a torta cheesecake com 200gr de goiabada derretida em ¼ de xícara de chá de água e sirva em seguida.
  Dica - para derreter a goiabada: misture com ¼ xícara de chá de água e leve ao micro-ondas por 30 segundos em potência alta. Mexa e volte por mais 30 segundos mexendo sempre a cada intervalo, até que fique bem derretida ou coloque em uma panela no fogo e vá mexendo até que esteja completamente derretida.





Bicho de estimação



Esta é a Branquela da raça Pit BULL, cliente do mês no TOBBY PET... assusta pelo tamanho mas é muito  dócil e carinhosa, é muito bem cuidada, tem um bom espaço onde mora, mostrando que o importante é a maneira que cuidamos e não a raça que determina ser BRAVO ou NÃO.

Pit Bull Terrier

O American Pit Bull Terrier é um cão de porte médio, de constituição sólida, pelagem curta, com uma musculatura bem definida. Se apresenta em todas as cores e marcações, combina resistência e atleticidade com graça e agilidade.
A raça foi desenvolvida para o combate, e suas principais características são a auto-confiança, a agilidade e a sua incrível resistência.
O Pit Bull Terrier é uma raça fiel e bastante apegada ao seu dono. Ao contrário do que muitos pensam, o Pit Bull é bastante amigável com os seres humanos.
  É admirável o carinho com as crianças e sua docilidade, até mesmo com pessoas estranhas, o que não faz da raça a mais indicada para guarda de propriedade.




Página 5 Visão Vale...................................................








Direito
REVISÃO DE  FINANCIAMENTO



  A ação revisional de contratos é a mais comum que existe, trata-se de um processo judicial que demonstra os abusos e irregularidades cometidos pelos bancos e instituições financeiras.
  Os contratos de financiamento em regra, ocorrem, por adesão. O consumidor não tem a oportunidade de questionar as cláusulas do contrato, pois caso o fizesse dificilmente conseguiria o bem ou mesmo emprestar dinheiro e por isso ocorrem os abusos.
  As taxas ilegais cobradas são várias, desde as mais comuns como juros sobre juros em cima do valor devido, até taxas de cadastro e emissão de boletos.
  Qualquer pessoa que tenha realizado um contrato de financia-mento de veículo, imóvel, contrato de seguro ou pegou dinheiro emprestado, poderá pedir na Justiça a sua revisão, basta que tenha o contrato de financiamento periciado demonstrando que os valores praticados estão sendo cobrados de forma extorsiva ou indevida, que possivelmente terá o valor da dívida reduzido, além de receber de volta parte do dinheiro que já pagou em excesso para o banco.

  Não deixe de aproveitar a oportunidade de questionar os valores e as taxas que você está pagando no financiamento, o Código de Defesa do Consumidor–Lei 8078/90 lhe garante esse direito de reaver em dobro os valores pagos em excesso e ainda a correção monetária e os juros legais.



Música 






Que País é Este

Legião Urbana









       Em          C   D
Nas favelas, no senado
Em                  C   D
  sujeira pra todo lado
            Em               C  D
ninguém respeita a constituição
     Em                   C         D   Em  C  D
mas todos acreditam no futuro da nação
      Em      C  D
Que país é esse       (3x)

       Em           C                 D
No Amazonas, no Araguaia - iá - iá - iá
       Em            C  D
na baixada fluminense
       Em            C   D
Mato grosso e nas gerais
         Em            C  D
e no nordeste tudo em paz
    Em               C  D
Na morte eu descanso
        Em              C  D
mas o sangue anda solto
          Em        C  D
manchando os papéis
     Em          C  D
documentos fiéis
       Em           C  D
no descanso do patrão

      Em      C  D
Que país é esse       (4x)

          Em          C  D
Terceiro mundo se for
       Em         C  D
piada no exterior
          Em                C  D
mas o Brasil vai ficar rico
           Em           C  D
vamos faturar um milhão
           Em             C     D
quando vendermos todas as almas
           Em              C  D
dos nossos índios num leilão

      Em      C  D

Que país é esse       (4x)



Nenhum comentário:

Postar um comentário