domingo, 17 de fevereiro de 2013

IVANI IZIDORO




Procuram-se 
aliados


 Neste final de ano, estou maquinando as mortes dos seguintes sujeitos:
  · Das horas marcadas. 
  · Do automatismo do cotidiano. 
  · Das preocupações. 
  Sujeitos a serem dizimados sem defesa e sem remorso.
  Pois, a morte do olhar, ouvir, degustar e cheirar na vida são crimes hediondos praticados diariamente pelo automatismo do cotidiano, pelas horas marcadas no relógio e preocupações. 
  Sutis, enganam nosso pensamento, dirigem nossas ações e emoções .
 Observando, encontrei graves indícios da presença mortal destes inimigos: fazer todos os dias o mesmo trajeto de trabalho ir e voltar sem pensar. Receber e dar “bom dia” e não lembrar pra quem. Impaciência.    Falta de tolerância. Ouvir não ouvindo. 
  Escrevo no desejo de contagiar e conseguir aliados, futuros heróis da felicidade, pois estes bandidos poderosos estão em desvantagem, é final de ano – tempo de correrias, preocupações desnecessárias – consumo físico, monetário, emocional e etc, etc.
  Precisamos urgentemente achar tempo com amigos, conversas amadas sem hora, sorvetes sem data marcada, gosto de fazer nada e aconchego com nossos amores . 
  Ter relógio que não grita na hora de acordar, trabalho com ar de realização, ocupação sem preocupação, rotina de paz e não cotidiano de guerras, e principalmente: tempos para o tempo e não horas marcadas para o nosso tempo.
  Nestes momentos de insanidade coletiva, é urgente: quero aliados que desejem começar o ano agora: esvaziar o coração das decepções, do mal humor, das desculpas, encontrar novos sonhos, temperança, tolerância, ser espaço para achar o silêncio em Deus e fazer Natal.

Os alunos da EMEF Prof. Geraldo de Almeida, turmas do 5º ano desde agosto tem realizado a leitura do Jornal VISÃO VALE e em especial as Parábolas de Yasmim.  Diversas cartas do leitor  que foram escritas e entregues pessoalmente  para a escritora Rita Elisa Seda.
Em desafio ao leitor, proposto pela sala de leitura da escola, as   parábolas da edição do mês de novembro foram escolhida para a realização do concurso:  Melhor carta do leitor.
Rita Elisa Seda apesar de participar do processo, não concordou em escolher uma só carta, pois todas na sua opinião, mereciam ganhar.  Mas, o concurso tinha critérios e após todas as cartas serem analisadas pelos professores, a carta de Carla foi  escolhida entre 140 participantes.








CARTA DO LEITOR

Como vai, Rita Elisa Seda ?

Sou aluna da 5º série e quando li sua parábola, entendi que depois que os pintinhos  chocaram, não reconheceram a sua verdadeira mãe.
Também importa quem deu a luz. Mas, Rita, tenho certeza que mesmo não sendo sua mãe , mas te dando amor, carinho e alegria ela ficará no seu coração, como sua verdadeira mãe.
Também, existem muitas crianças que depois que crescem vão procurar seus pais biológicos. Por um lado é certo e por outro é ruim. O certo é que ela quer saber de onde veio e o errado é que ela deveria dar graças a Deus porque teve uma família que a amou e lhe deu carinho .
Rita, gosto muito de suas parábolas de Yasmim.

Um  abraço!

Carla Vitória Aquino dos Santos

EMEF Prof. Geraldo de Almeida



Nenhum comentário:

Postar um comentário