quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Rita Elisa

Parábolas para Yasmin


Certa mulher foi até o jardim plantar roseiras. Era mês de maio, o outono tomou conta da paisagem, os pessegueiros em volta estavam com poucas folhas, todas na ponta do galho, despedindo-se da árvore. Foi nessa atenção especial para essas ultimas folhas que a mulher viu uma folha diferente, tinha dois olhinhos, pequeninos, mas tinha certeza de que eram olhos. A folha não se mexia, mas a mulher percebeu que era um gafanhoto camuflado em folha. As poucas folhas que restaram naquele galho estavam sendo comidas pelo gafanhoto. A mulher ficou ali, olhando o gafanhoto, verdinho de tantas folhas que lhe serviram de alimento. Depois chacoalhou o galho e o gafanhoto voou para longe.

Yasmin, cuide-se para que algo que não percebe, que não fica em evidencia, corroa, coma, machuque seu coração. Às vezes deixamos entrar algo em nosso coração que parece ser inofensivo, um pensamento triste, que de tão pequeno nem nos importamos. Mas ele pode se camuflar e roer aos poucos a nossa alegria. Quando vierem os pensamentos maus, chacoalhe a cabeça e mande-os embora.
 

Certa mulher gostava muito de contar “estórias” imaginárias para seus filhos. Eles gostavam de escutá-la e sempre davam palpite em tudo. O tempo passou e os filhos cresceram, gerando filhos, os netos da mulher. Ela, por sua vez, não perdeu essa vontade de contar “estórias” cheias de fantasias. Até que um dia seu filho se mostrou preocupado porque o filho (neto da mulher) estava com a Cabeça na Lua, isso é... inventava “estória” para tudo que via. Essa mulher foi com o neto e o filho até um certo lugar no sítio, e perguntou ao neto e ao filho o que eles estavam vendo perto da cerca ao lado da estrada. O filho disse que via uma enorme pedra. O neto disse que via uma imensa baleia petrificada provavelmente estava ali desde o tempo de Noé, quando as águas do dilúvio baixaram e ela, a baleia, não conseguiu mais se mover, petrificou-se. Para melhorar ainda mais, a mulher, o filho e neto foram até o local apreciado e ali o neto encontrou o olho da baleia. Mostrou ao pai. Ele disse que eram apenas fungos em forma oval.

Yasmin, dar asas à imaginação faz parte de uma vida de sonhos. Para ultrapassarmos nossos limites ao subir a montanha e olhar o horizonte devemos imaginar o que pode ter lá e, com uma fértil imaginação, criamos um maravilhoso mundo; isso nos impulsiona a seguir em frente, em busca desse horizonte.



Rita Elisa
www.palavrasdeseda.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário