quarta-feira, 20 de junho de 2012

Saúde Bucal

Orientação à Família


GESTANTE
  Nesta ocasião o ideal é que a gestante mantenha a uma boa saúde bucal a fim de evitar cáries, doenças gengivais (que podem ocasionar, entre outros, um parto prematuro) ou a instalação de quaisquer outros problemas, que indiretamente podem afetar o bebê.
  A gestante, que faz consumo de bebidas alcoólicas, apresenta um risco de parto prematuro multiplicado por um fator de 1,5. Se o tabagismo estiver associado ao álcool, o risco passa a 2,5. Alguns estudos sugerem que a gestante com doença periodontal tem maior chance de parto prematuro (a inflamação gengival induz contrações). Bebês prematuros tem maior suscetibilidade à cáries. Este ciclo deve ser quebrado aumentando os cuidados com a saúde bucal durante a gestação.
  A gestante não deve se preocupar em achar que o bebê “retira” o Cálcio ou Flúor dos seus dentes, uma vez que estes já estão formados. Na verdade, o bebê retira o Cálcio e o Flúor da alimentação, que deve ser correta.

AMAMENTAÇÃO
  Esta é a fase mais importante para o bebê. A mãe deve preparar o bico do peito antes do nascimento da criança, friccionando uma esponja limpa todos os dias, no banho, sem ferir-se.
  A mãe deve insistir na amamentação: mãe e bebê aprendem juntos.
  Nos primeiros dias o bebê pode ter alguma dificuldade para fazer a pega no peito, mas a mãe deve pegar o bico e a aréola e introduzir na boca do bebê. Neste momento, a criança começa a desenvolver corretamente os músculos da sucção, da mastiga-ção e fala, sendo o contato com a mãe de grande importância para o desenvolvimento emocional do indivíduo.
  No começo, pode haver um pouco de dor no peito da mãe, que acontece apenas nos primeiros dias. E, neste momento, a parte lateral do bebê que está encostada no corpo da mãe percebe a respiração, o calor e todo o aconchego do colo materno, e ao mesmo tempo, desenvolve as arcadas dentárias, a boa respi-ração e toda a musculatura da face. Enquanto isso, o outro lado do corpo do bebê se relaciona com o resto do mundo, proporcio-nando o desenvolvimento dos dois lados do corpo.

HIGIENE BUCAL
  Quando o bebê não tem dentes, devemos limpar a sua boca com uma gaze ou uma fralda umedecida, pelo menos uma vez ao dia. Espere para fazer esta higienização depois que o bebê regurgitar.
  Com a higienização diária, a mãe previne a alteração da flora bacteriana na boca do bebê, diminui a acidez da saliva, o risco de gengivite e o aparecimento de algumas doenças bocais como, por exemplo, o “sapinho”.
  Se o bebê já tiver um dente, então a mãe deve utilizar uma escova de dentes pequena e macia, não havendo necessidade do uso do creme dental. A pressão na hora da limpeza deve ser suave para não machucar a boca do bebê. Fazendo isso, a mãe estará proporcionando ao bebê um momento agradável e uma melhor saúde bucal, além de estabelecer um hábito saudável que ele terá para toda a vida.
  Sempre que perceber qualquer alteração estranha na boca do bebê, a mãe deve procurar o cirurgião-dentista.

Drª Vera Tenguan
CROSP 42.020




Nenhum comentário:

Postar um comentário