segunda-feira, 7 de outubro de 2013


Editorial

Caro Leitor:

`` Vivemos uma realidade tão dura que, às vezes, queremos voltar à infância, à época de fantasias, convivência com os pais, tendo nosso próprio mundo, sem as múltiplas preocupações, tantas decepções e as constantes pressões... Mas nem todos tiveram um lar, ou não foram felizes na infância, e nem essa volta é possível. Mas ser adulto também não é sinônimo de carrancudo e só pensar na dura realidade. Jesus disse que precisávamos nos tornar como crianças para herdar o Reino dos céus... Viva o momento presente da vida, mas não mate o espírito de criança que um dia houve em você. Cultive a simplicidade, o mundo de sonhos a alegria, o amor à natureza e a confiança em Deus. Com toda a certeza sua vida terá mais sentido e muito mais beleza...´´

Fernando Partiners




A HISTÓRIA DO PATO

  Havia dois irmãos que visitavam seus avós no sítio, nas férias.
 Felipe, o menino, ganhou um estilingue para brincar no mato. Praticava sempre, mas nunca conseguia acertar o alvo.
 Certa tarde viu o pato de estimação da vovó... Em um impulso atirou e acabou acertando o pato na cabeça e o matou. Ele ficou chocado e triste!
Entrou em pânico e escondeu o pato morto no meio da madeira!
 Beatriz, a sua irmã viu tudo mas não disse nada aos avós.
  Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: "Beatriz, vamos lavar a louça»
  Mas ela disse: " Vovó, o Filipe me disse que queria ajudar na cozinha". E olhando para ele sussurrou:   "Lembra do pato?" Então o Felipe lavou os pratos.
  Mais tarde o vovô perguntou se as crianças queriam pescar e a vovó disse: "Desculpe, mas eu preciso que a Beatriz me ajude a fazer o jantar."
  Beatriz apenas sorriu e disse, "Está bem, mas o Filipe me disse que queria ajudar hoje", e sussurrou novamente para ele, "Lembra do pato?"
   Então a Beatriz foi pescar e Filipe ficou para ajudar.
  Após vários dias o Filipe sempre ficava fazendo o trabalho da Beatriz até que ele, finalmente não agüentando mais, confessou para a avó que tinha matado o pato.
  A vovó o abraçou e disse: "Querido, eu sei... eu estava na janela e vi tudo, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixar a Beatriz fazer você de escravo!"
  Qualquer que seja o seu passado, ou o que você tenha feito... (mentir, enganar, seus maus hábitos, ódio, raiva, amargura, etc ).... seja o que for... você precisa saber que Deus estava na janela e viu tudo como aconteceu.
  Ele conhece toda a sua vida...
  Ele quer que você saiba que Ele te ama e que você já está perdoado. Ele está apenas querendo saber quanto tempo você vai deixar o diabo fazer de você um escravo.
  Deus só está esperando você pedir perdão, Ele não só perdoa, mas Ele se esquece.
  É pela graça e misericórdia de Deus que somos salvos. Vá em frente e faça a diferença na vida de alguém hoje.
  E lembre-se sempre:
  Deus está na janela e sabe de tudo!

``A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo.´´

 José Roberto


Frase do Mês

"A VIDA é uma grande universidade,
mas pouco ensina a quem não sabe ser aluno."

AUGUSTO CURY



 Rita Elisa
www.palavrasdeseda.blogspot.com


   A perfeição cabe somente a Deus!
Estamos a caminho da perfeição, trilhando com meta definitiva para o Amor! Deus é puro Amor.      Nossa meta é nos aproximarmos tanto d’Ele que nos tornamos UM.
 Mas, para que isso aconteça muitas adversidades aparecem no caminho. Pontes quebradas que precisam ser reconstruídas, pedras enormes que bloqueiam e tiram a visão, enchentes que trazem o restolho do passado.
  O rio adormecido é lindo, calmo, transparente, agradável. Mas, quando se enche demais, quando as margens que o limita ficam pequenas, aí ele transborda. E, sempre transborda com fúria, lamacento, escuro, levando o que encontra pelo caminho, revirando o fundo e trazendo à tona materiais que, então, estavam decantados no fundo do rio. Assim nossa vida tem lá suas enchentes.
Igual uma gota d’água que transborda um copo cheio, uma tempestade pode provocar uma catarse no rio de nossa Vida. Algumas perdas acontecem. A mais atingida é a vegetação do entorno. O assoreamento das idéias é como o arrastar das águas, que levam os arbustos e árvores que limitavam o rio, que margeavam o caminho.  Nessa hora o instinto de sobrevivência aflora.
  Depois o rio volta a sua margem que, já não é mais tão natural. Serão precisos anos de dedicação para que a mata ciliar de bons sentimentos, alegrias constantes, confiança e novos sonhos surjam margeando o rio. Até que aconteça a constante calma, a que decanta as tristezas e faz com que a água pura e cristalina do Amor preencha o leito do rio.
  Uma pedra no caminho é fácil de retirar e colocar do lado para que outras pessoas não tropecem na mesma pedra. É um ato solitário. Com a bondade guiando a caminhada.
Ao deparar com uma enorme pedra, dessa que tira até mesmo a visão do caminho, é necessário ajuda. É nessa hora que existe o companheirismo, aparecem os amigos, os que estão na mesma caminhada.
  Em união, no tempo certo, com a força dividida, usando a alavanca da fraternidade, a enorme pedra é deslocada para fora do caminho. Para isso é preciso que todos tenham a certeza que é o melhor caminho a seguir. O que, às vezes, acontece, é que alguns mudam o percurso, procuram atalhos e, até mesmo, existem os que voltam no caminho. Os que ficam tornam o momento ‘remover a pedra’ uma vitória,  são amigos para toda a vida.
  As pontes quebradas precisam ser restauradas. São com os elos da prudência que uma ponte danificada é reconstruída. No calar... perdoar... e amar. Assim, a cada dia, um elo é refeito. A reconstrução é demorada, na certeza de que ali muitos passarão, na certeza de que existe arte e dedicação em reconstruir. A garantia de uma ponte nova pode salvar a convivência. Saber esperar a reconstrução requer domínio de sentimentos, paz e principal
mente... muito Amor!
  Essa é a caminhada para a perfeição... para os braços do PAI.

Rita Elisa Seda


Poesia

Criança

Queria olhar como os pequenos
E não entender a gente grande
Ser apenas e não atuar.

Queria sentir e viver como elas
A realidade dos sonhos
E o mundo além do espelho.

Queria reencontrar com ela
A criança que eu fui
A reaver, mesmo de longe.

E, às vezes, os olhos cansados se fecham
Percebo os dias passados e o que se viveu
Uma janela da alma se abre e a vejo.

A criança seguindo seus dias
Tentando em vão decifrar a vida
E o mistério de estar aqui.

A criança não entendendo
Os jogos, o agir, o representar dos adultos
E o teatro do dia-a-dia.

Enfim, faltaram tanto as respostas,
Como as palavras, o entendimento
Ou até mesmo um sentido.

Estas incertezas, estas faltas e ausências
Deixaram um não saber inocente
Amolecer as pedras das certezas.

O passado deixou marcas no presente
Lembranças, quadros, coisas vividas
Na parede gasta da existência.

E a vida continua assim
Equilibrando-se entre memórias
Uma chama na brisa noturna.

Jorge Pessotto
Nascido em São José dos Campos, é professor estadual de história.
Uma vez ou outra aparecem-lhe lampejos que se transformam em versos.





Contos









A criança e os anjos, 

uma lenda judaica

  Quando uma criança é concebida, conta a lenda judaica, ela recebe o sopro de vida de Deus, Yahveh, ganhando uma das almas  guardadas no trono divino.
  No céu, é tempo de recordar como Deus criou o homem a partir da sua palavra e suas mãos e não somente pela palavra como foram criadas as outras criaturas. Tempo de lembrar do chamado do   onipotente Yahveh para todos os anjos participarem da criação do homem no início dos tempos.
  Momento de celebração e sempre de muita alegria para os anjos, pois compartilham o mesmo amor de Deus pela humanidade. Aos anjos,   foram dadas as missões de instruir antes do nascimento, orientar durante a vida, proteger dos anjos maus, levar as orações e suplicas até aos céus. Assim, toda criança ganha dois anjos durante  a gestação e após o nascimento um, para acompanhá-la durante toda a sua vida.
  Yahveh é perfeito! Diz o Tora Amada por Deus e os anjos,   toda criança recebe a alma a partir do espírito divino e o corpo com características de microcosmo. O corpo humano, criado pela própria sabedoria e compartilhada pelos anjos, é mundo completo em miniatura e o mundo por sua vez é seu reflexo.  Por isso, os cabelos da cabeça são como as florestas da terra, as lágrimas como o mar  e  os olhos como o sol que tudo alcança.
  Sempre crianças aos olhos de Deus, para a condição humana foi dado todo o mundo e este pela ordem  divina atua a favor dos homens. Para os homens o mar se abrirá, o dia não passará e as pedras jorrarão água.
  Yahveh cuidou de tudo para que o homem pudesse aliar em si as qualidade do céu e da terra; permitindo na condição humana, a coexistência da natureza divina e a natureza animal. (Quando utiliza sua capacidade de se expressar, seu intelecto judicioso, sua postura ereta, o fulgor do seu olhar – tudo isso faz dele um anjo é natureza divina /quando  ele come e bebe, expele dejetos do corpo, reproduz-se e mor-re, se equipara as feras do campo, é natureza animal).
   Assim, diz a lenda somos cuidados como eternas crianças!
  Todos iguais diante de Deus em dons do espírito e criados  amorosamente – únicos!
  Mas, a escolha entre a  natureza divina ou animal é nossa .
  Única coisa não dada por Yahveh: a piedade e a impiedade.
  Ela cabe aos homens ensinarem uns aos outros e principalmente as crianças!

Verdade ou não verdade ?!
É lenda!







Obra Magnificat

Projeto Sociais

A missão do Serviço na Obra Magnificat é valorizar a vida do próximo, favorecendo o resgate da dignidade humana e o exercício da cidadania daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, além de viabilizar o acesso à informação enquanto executora de políticas aos menos favorecidos. Diante de vários projetos executados atualmente pela entidade, destacamos este mês o projeto ``Magnificat Kids´´, cujo objetivo é resgatar a infância que está se perdendo a cada dia e também a prevenção dos males (que podem ocorrer em sua vida futura) a partir de orientações, reflexões e socializações. Ao analisar o meio em que as crianças e adolescentes vivem nos dia atuais, buscamos encontrar o equilíbrio entre evangelização e ação social, promovendo ações interativas, facilitando o desenvolvimento do potencial de cada um, para que se tornem adultos preparados para a vida em comunidade, com auto estima, auto disciplina, referência espiritual e participação construtiva; além de reflexão sobre a prevenção e solução de problemas sociais, sem distinção de condição social, raça ou religião.

Solange A. Costa
Assistente Social

Informações
Dias de atendimento: Todas Segundas das 19:30hs às 21hs e outros dias que os pais se encontram reunidos nas ações/eventos na entidade. Forma de acesso:
Procura espontânea.

Av.: João Rodolfo Castelli, 2947
Pernambucano (Putim)
Tel.: ((12) 3944-1633



Campos de São José e 

região do Cajuru tem 

seu representante no POP
















Representante eleito:
Ivanir Mezzomo

No dia 11 de julho, aconteceu a audiência do POP - Planejamento Orçamentário Participativo, na escola E.M.E.F. Maria Amélia Wakamatsu, organizada pela prefeitura, para ouvir os moradores do Campos São José e Adjacências e definir as prioridades do Município para os próximos quatro anos.
O objetivo do programa, coordenado pelas secretarias da Fazenda, de Promoção da Cidadania e de Governo, é colher sugestões, debater e definir com a população as diretrizes e prioridades do Plano Plurianual 2014/2017.
  A cidade foi dividida em regiões e realizadas 19 audiências e em cada uma delas foram eleitos por voto direto dos munícipes presentes, seus representantes.
  No Campos São José o escolhido pela maioria dos votos foi Ivanir Mezzomo,  atuante, e participativo em tudo que se refere a região.
   Ivanir e os outros 18 eleitos, tomaram posse no dia 24 de setembro no plenário da Câmara Municipal.      Eles irão formar a Comissão de Acompanhamento do POP, esta comissão será responsável por elaborar, em conjunto com representantes da Prefeitura, o projeto de lei e o regimento interno para as próximas edições do orçamento participativo, além de acompanhar o desenvolvimento das prioridades escolhidas pela população que foram incluídas no orçamento.

Os 11 Bairros que compõe a Região 5 
do Campos de São José

1 - Cajuru
2 - Campos de São José
3 - Jd. Helena
4 - Mariana I
5 - Mariana II
6 - Monterrey,
7 - Pousada do Vale
8 - Recanto do Vale
9 - Santa Cecília I
10 - Santa Cecília II
11 - Serrote

Veja abaixo as Diretrizes Prioritárias votadas na
audiência do Campos São José:

- Ampliar a oferta de exames e ter laboratórios em todas as regiões da cidade;
- Ampliar a oferta de serviços de saúde na atenção básica;
- Ampliar e melhorar a política de urgência e emergência no município;
- Construção de mais UBS para a região;
- Estruturar o Sistema Único de Saúde;
- Mais Médicos Especialistas;
- Melhorar o Sistema de Informação, para agilizar a informação ao usuário;
- Valorização dos trabalhadores da Saúde;
- Melhorar o transporte público;
- Ampliar a oferta de espaços para a prática de esporte que possa completar as várias modalidades existentes;
- Criar Programa de Educação Esportiva nas escolas (desde infância);
- Elaborar prática de formação de atletas em parceria com a Secretaria de Educação;
- Revitalização da iluminação das pistas de skate
- Ampliação e Manutenção da malha asfáltica na região
- Construção Viária ligando o Campos de São José ao Residencial São Francisco.


Orientação de Saúde Bucal









Prevenção e Odontopediatria

O acompanhamento profissional no desenvolvimento da dentição das crianças é de fundamental importância a fim de manter uma ótima condição de saúde bucal, através da execução dos seguintes procedimentos:
-Comparecimento em intervalos curtos para controle de placa bacteriana, profilaxia, remoção de tártaro e orientação e motivação de higiene oral;
- Execução de procedimentos preventivos, conforme a indicação de cada caso, como aplicação de flúor, selante e cariostático;
- Orientação para uma dieta alimentar que diminua o risco de doenças bucais, principalmente a cárie dental;
- Orientação para prevenção de instalação de problemas bucais decorrentes e hábitos nocivos, como uso de mamadeiras, chupetas e chupar dedos;
Um programa de prevenção em saúde bucal é muito importante para a manutenção de dentes sadios, evitando tratamentos restauradores que possam comprometer a vitalidade e estética dos seus dentes decíduos (de leite) e dentes permanentes. Evita também stress com dores de dente, que muitas vezes tira o sono dos pais e das crianças afetadas que pode levar à traumas psicológicos por tratamentos restauradores nesta fase precoce.

ODONTOPEDIATRIA
É a especialidade responsável pela saúde bucal de bebês e crianças, com equipamentos, técnicas e cuidados especiais. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas adultas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas com tratamento dentário que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.
Os odontopediatras são os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.


Fitnees

A importância da atividade 

física para terceira idade

















Já está comprovada a importância da atividade física para o idoso. No entanto, o mais importante é que haja prazer na realização dessa atividade. Dentre as várias opções, podemos citar: hidroginástica, musculação, ginástica, caminhada, alongamento, danças de diversos ritmos, etc. Os benefícios são inúmeros, porém, é importante enfatizar:
- Melhora do ritmo e equilíbrio ao andar;
-  Auto eficácia;
-Contribuição para a manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
- Auxilia o controle da diabete, artrite, doenças cardíacas, colesterol alto e hipertensão;
- Diminuição da depressão;
- Diminuição da ocorrência de acidentes (mesmo no lar), pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;
- Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.
Além de todos os benefícios acima, talvez considerado um dos mais importantes, está a QUALIDADE DE VIDA. Ao frequentar uma academia na melhor idade, há sempre o contato com outras pessoas, troca de experiências, informações e o social. Uma sugestão para quem quer iniciar essa maravilhosa opção de vida é sempre, e antes de tudo, fazer um exame médico minucioso. É ele quem vai ditar as regras básicas, o restante ficará por conta de uma boa academia e, consequentemente, de um bom profissional de educação física.
Portanto, aqui vai uma receita para os jovens idosos: Check-up, disposição, importância à vida, uma academia  que ofereça um ambiente agradável, um bom profissional de educação física, roupas confortáveis, garrafa de água … e então pronto! Você estará muito bem preparado para enfrentar a vida de uma forma prazerosa, otimista e com muito ânimo!
Dê uma chance a você!










Receita









Gelatinas coloridas em camadas

Ingredientes:

1 caixa de gelatina em pó sabor amora ou uva
1 caixa de gelatina em pó sabor tutti-frutti
1 caixa de gelatina em pó sabor limão
1 caixa de gelatina em pó sabor abacaxi
1 caixa de gelatina em pó sabor tangerina
1 caixa de gelatina em pó sabor morango
900 ml de água quente
900 ml de água gelada
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
Óleo para untar

Modo de Preparo:

  Dissolver em 150ml de água fervente o conteúdo da caixinha de gelatina, iniciando pelo primeiro sabor dos ingredientes. Adicionar 150ml de água gelada á mistura e mexer bem. Em uma forma para pudim, com um furo no meio, untada com óleo, despejar metade da gelatina já dissolvida, em seguida levar ao congelador por 10 minutos. Com a metade da gelatina restante, misturar à ela 6 colheres de sopa de leite condensado e 4 colheres de leite de coco. Passados os 10 minutos da gelatina no congelador, com bastante cuidado, despejar a mistura feita anteriormente e levar novamente para o congelador, dessa vez por 15 minutos. Repetir o procedimento com os demais sabores, sempre obedecendo os tempos de 10 minutos para a camada de gelatina e 15 minutos para a camada do creme.
  Após acrescentar a última camada de creme, de morango no caso, levar à geladeira por pelo menos 3 horas, desenformar no momento de servir e apreciar a receita

Bicho de Estimação

Essa é Sammy, uma linda cachorrinha da raça Pug, que acaba de sair do seu banho de beleza, e ganhou essa linda roupinha da Dona Graciane, cliente do mês do Tobby Pet. Olha o charme da "mocinha".



PUG

  O próprio nome da raça já indica o seu tamanho. Pug ou "pug-dog", como foi apelidado na Inglaterra, significa "coisa diminuta", ou "cachorro diminuto".
  O Pug é uma raça de temperamento calmo, dócil, que não late à toa, e adora ficar no colo.
  É um cachorro quadrado e enxuto, de estrutura compacta e musculatura bem desenvolvida. A cabeça é grande, maciça, redonda, sem sulco médio no crânio.
  O focinho é curto, obtuso, quadrado. Tem rugas profundas e grandes. Os olhos são grandes, escuros, brilhantes e de expressão doce. As orelhas do são finas e pequenas.
  A cauda é a mais enrolada possível sobre o dorso e a pelagem é lisa, fina, suave, curta e brilhante. As cores do Pug são o preto, amarelo damasco (abricot) e prata.
  O peso fica entre os 6,5 e 8 kg.





Música

João Carreiro e Capataz







Compositor: Alex Ayusso

Prefácio

Tom: A

G                          C               D     Bm
No começo parecia brincadeira
                                  C                      D     G
Não sabíamos que era pra vida inteira
G                                     C                D      Bm
Os caminhos tomam rumos diferentes
                             C                              D
Tinha que ser você o amor achou a gente
 C                                  D
Mas um dia o rio encontra o mar
 Bm                            C              D/A
E eu tô aqui pra gente continuar
G                         C             D          Bm
Hoje o correr do tempo fez sentido
                                        C       D
Pra um querer que parecia proibido
G                                     C                     D     Bm
Só que Deus já tinha escrito há muito tempo
                                C        D
Que seríamos a folha e o vento

C                                  D                G
E o que foi virou prefácio do que somos
                                C                     D/A
E é real o que pra nós era um sonho
      G                             C                   D        Bm
||: Chamam isso de destino eu não sei
                                     C                D
Mas desde o início sempre te cuidei
G                                 D                    C
Chamam isso de amor eu também acho
      C                   D                         G
Mas seja como for me dá um abraço :||

A                              D                E    C#m
Hoje o correr do tempo fez sentido
                                       D         E
Pra um querer que parecia proibido
A                                      D                       E C#m
Só que Deus já tinha escrito há muito tempo
                               D          E
Que seríamos a folha e o vento

D                               E                    A
E o que foi virou prefácio do que somos
                                  D                 E/B
E é real o que pra nós era um sonho
      A                              D                  E    C#m
||: Chamam isso de destino eu não sei
                    D           E
Mas desde o início sempre te cuidei
A                                  E                       D
Chamam isso de amor eu também acho
              D         E                           A

Mas seja como for me dá um abraço :|)









Nenhum comentário:

Postar um comentário